BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, September 29, 2011

Jovens exigem que a Frelimo revele o que pretende alterar na Constituição

Alegadamente para evitar “jogos anti-democráticos”

Jovens exigem que a Frelimo revele o que pretende alterar na Constituição


Maputo (Canalmoz) - Jovens de quase todas organizações da sociedade civil, incluindo dos partidos políticos, estão a exigir que a Frelimo revele o que pretende alterar na já anunciada pretensão de rever a Constituição da República, cuja comissão ad-hoc para o efeito já está formada na Assembleia da República e é presidida por Eduardo Mulémbwè, antigo presidente do parlamento.

Reunidos em mais uma sessão do Parlamento Juvenil – uma das mais interventivas plataformas de defesa dos direitos e deveres dos jovens e dos cidadãos em geral – os jovens, com particular destaque para os pertencentes aos partidos da oposição, fizeram mais um apelo para que a Frelimo, partido no poder e com maioria qualificada no Parlamento, revele o que vai alterar na Lei Fundamental, isso, segundo disseram, para evitar surpresas e “jogos anti-democráticos”.

Aliás, não são só os jovens que têm vindo a fazer tal apelo. Várias forças vivas da sociedade em geral, com especial enfoque para os partidos políticos com assento parlamentar na Assembleia da República, têm chamado atenção para o facto de a Frelimo estar a querer avançar para um processo que se espera e deseja democrático, mas estás a querer fazer alterações à Constituição, “às escondidas”.

O Parlamento Juvenil teve a proeza de reunir numa única sala, pela primeira vez desde que começou o debate da revisão constitucional, jovens de vários partidos: Frelimo, Renamo, MDM e também de outros partidos extra-parlamentares.

A Frelimo, que esteve representada pelo seu braço juvenil – a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), entende que os direitos fundamentais devem ser salvaguardados na revisão constitucional. Henriques Mandava, actualmente deputado da Frelimo na Assembleia da República, disse que a pertença da terra ao Estado é uma questão que também deve ser salvaguardada.

Já os representantes dos partidos da oposição, nomeadamente Rui de Sousa e Sande Carlos, Renamo e MDM, respectivamente, lançaram dúvidas pela forma como o processo está a ser conduzido. Aliás, recorde-se que a Renamo negou integrar a comissão ad-hoc da Assembleia da República. Os representantes dos dois partidos da oposição na AR disseram que o debate da revisão só poderá ser frutífero se houver pontos de partida. “É necessário que a Frelimo revele o que pretende alterar para que se debata com conhecimento da matéria. Ninguém pode debater o que não conhece. Querem acomodar Guebuza? Querem estreitar as liberdades? O que querem?”, questionam, afirmando que as respostas a estas questões contribuirão para um debate verdadeiramente democrático.

Por seu turno, o presidente do Parlamento Juvenil (PJ), Salomão Muchanga, considerou o facto de pela primeira vez jovens de todos os partidos terem-se sentado à mesma mesa para debater o assunto. Salomão Muchanga, que também estranha o facto de a Frelimo estar a avançar para um processo com balizas até aqui desconhecidas, disse que “é importante que a juventude acorde para este processo para que amanhã não seja surpreendida com coisas e modelos com os quais não concorda”.

“Nós como Parlamento Juvenil estamos empenhados em levar a juventude a debater o assunto dada a sua pertinência”, disse Muchanga, lembrando aos presentes que é chegada a hora de a juventude deixar de ser um mero elogio demográfico.

Fonte: Calamoz

No comments: