BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, August 19, 2011

Vice-Presidente do Brasil abre conferência sobre combate à pobreza em Moçambique

19/08/2011

O vice-presidente da República, Michel Temer, vai proceder hoje a abertura da Conferência Brasil Moçambique que tem como tema central no combate à pobreza e à fome através do desenvolvimento agropecuário.

Um dos objetivos da conferência, que decorrerá na cidade de Uberaba, no Estado de Minas Gerais, é discutir o intercâmbio de projectos entre os dois países, como informa o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, o moçambicano Hélder Muteia.

Segundo Muteia, o Brasil tem modelos de sucesso no combate à fome que englobam toda a cadeira produtiva e, desde que adaptados à realidade de Moçambique, podem efectivamente contribuir para reduzir a fome. Entre eles, figuram os programas Pró-Savana, Mais Alimentos e Povoação Bovina, que se destinam, respectivamente, à pesquisa e transferência de tecnologia para o desenvolvimento agrícola; financiamento para aquisição de maquinaria, e o melhoramento genético do gado.

O evento, que é uma realização da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique, tem o apoio do deputado Paulo Piau, segundo o qual o vice-presidente Temer, além de confirmar a sua presença em Uberaba, entende a importância do intercâmbio de informações e tecnologias entre os dois países.

O jornal “Folha de S.Paulo” noticiou no passado Domingo, 14, que o governo moçambicano vai conceder consideráveis extensões de terras a agricultores brasileiros para o plantio de soja, milho e algodão.

"Os agricultores brasileiros têm experiência acumulada que é muito bem-vinda. Queremos repetir em Moçambique o que fizeram no cerrado há 30 anos", disse o ministro da Agricultura moçambicano, José Pacheco, em declarações ao jornal paulista.

Com base nessa notícia, Moçambique colocou à disposição do Brasil 6 milhões de hectares em quatro estados do norte do país, para explorá-las em regime de concessão por 50 anos, mediante o pagamento de imposto de 37,5 Meticais ( 21 Reais) ao ano por hectare.

A condição imposta pelo Governo moçambicano para a concessão dessas terras é que seja contratada no país pelo menos 90% da mão-de-obra.

Moçambique também vai dar outras facilidades aos brasileiros, como isenção de impostos para a importação de máquinas e equipamentos agrícolas.

Segundo ainda a "Folha de S.Paulo", a primeira leva de 40 agricultores brasileiros vai viajar em setembro a Moçambique para se implantar em terras das províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambezi
Fonte: RM

No comments: