BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, August 18, 2011

NO MALAWI ENCERRADOS BANCOS E NEGÓCIOS

Estabelecimentos comerciais e bancários encontram-se encerrados, desde as últimas horas da quarta-feira, face a receios do recrudescimento de violência em várias cidades do Malawi, onde populares exigem a demissão do Presidente malawiano, Bingu wa Mutharika, acusado de arruinar a economia daquele país vizinho.
Citando fontes malawianas, jornais sul-africanos escrevem que alguns grupos dos direitos humanos do Malawi anunciaram o adiamento dos protestos contra o Presidente, para avaliarem o próximo passo que deverão tomar nesta sua campanha tendente a afastar Mutharika do poder.
O “Sunday Times”, que se edita em Joanesburgo, reporta que por se recear “banho de sangue”, os estabelecimentos comerciais e bancários se encontram encerrados até à normalização da situação, que é dada tensa.


Grupos dos direitos humanos malawianos, que concordaram para que haja mediação pelas “Nações Unidas”, ameaçaram com mais protestos se Mutharika não abordar ao que chamaram de “elevados” níveis da pobreza e “aguda” escassez de combustíveis líquidos no país.
Disseram que irão mobilizar, nas próximas semanas, mais manifestações de protesto se Mutharika continuar a ignorar as suas exigências sobre a melhoria das condições de vida.
Até aqui, a polícia malawiana matou 19 pessoas e causou ferimentos em outras 58 em manifestações que se alastram há mais de um mês, agravando assim o clima de tensão, que obrigou aos doadores a suspenderem as suas ajudas.
Grupos dos direitos humanos exigem que o Presidente Mutharika declare a sua riqueza, resolva a carência de divisas e de combustíveis, situação que tem ofuscado sobremaneira a economia, bem como querem que restabeleça as relações diplomáticas com a Grã-Bretanha, ex-potência colonial e principal doador do Malawi.
Eles haviam definido Quarta-feira ultima como data limite para Mutrharika começar a dialogar com a oposição e grupos dos direitos humanos, prazo já adiado para uma data ainda não definida.
A polícia continua a controlar as principais ruas de várias cidades malawianas, onde a tensão é dada como preocupante.
Líderes oposicionistas apelaram, quarta-feira, para manifestações idênticas a protestos que afastaram os presidentes da Tunísia e do Egipto, nos princípios deste ano.
Fonte: AIM – 18.08.2011

No comments: