BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Sunday, August 21, 2011

Maiores Investimentos Industriais para Sul,E Investimentos de Agricultura para Norte?

O povo do norte de moçambique recebe e abraça com muita alegria a noticia de investimentos no sector agricola no norte de moçambique , nomeadamente Nampula, Zambezia, Cabo Delgado e Niassa cujo será feito com fundos vindos dos agricultores brasileiros.


Porém, é de salientar que percebe-se o desiquibrio de investimentos em Moçambique. Verifica-se as maiores investimentos tais como projectos indutrias têm sido direccionados para provincia do Maputo e cidade de maputo em particular.

O governo moçambicano se preoucupa muito quando for uma questão de establecer fazendas (machambas) no norte, infelizmente não se preoucupa em conquistar investidores para os gicantes projectos no norte como a tal refinaria de Nacala-a-Velha que até aqui está totalmente parado e quase abandonado por não ter investidores ou ascionistas. Tem se notado que os maiores projectos de investimentos tem se concentrado no sul do país principalmente na provincia do Maputo. Quando confrontados sobre esta questão os governantes moçambicanos afirmam que isso deve se o facto que Maputo é a capital.


Por exemplo no tremestre do ano 2011 $ 691, 704, 410 na ceidade de Maputo e provincia do Maputo contra apenas $6,831, 195. A distribuição de investimento é muito desiqilibrado em Moçambique e as provincias do norte são as mais desfavorecidas como mostra a tabela acima.


Verifica-se que os governantes moçambicanos se preocupam em transformar o norte de Moçambique como umna zona agricola quando o sul avança nas áreas de habitação e de grande industrias.


Esta má distribuição de investimentos preoucupa aos cidadãos do norte de Moçambique os quais estão serm saber com quem reclamar ficando apenas a lamentar sobre a situação.


Esperamos que o governo de moçambique venha a procurar os investidores para o projecto de refinaria de Nacal-a-Velha na Porvincia do Nampula. Produzimos o amendoin sim, mas também precisamos de industrias nas terras do norte.



Paz!!!!










No comments: