BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, August 25, 2011

Diplomatas líbios em Maputo renegam regime de kadafi e declaram seu apoio aos rebeldes



Fim do regime na líbia gera mudanças em Maputo

O governo moçambicano, entretanto, ainda não reconheceu publicamente o Conselho Nacional de Transição da Líbia, facto que põe em causa a legalidade do acto promovido pelos diplomatas líbios em Maputo.

É um facto consumado. Sem ou não consentimento do governo moçambicano, o pessoal diplomático da embaixada da Líbia em Maputo anunciou, ontem, em conferência de imprensa, que renega o regime de Muamar Kadafi e que, a partir daquele momento, se juntava ao Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes.

Na ocasião, os “representantes” dos rebeldes líbios substituíram a bandeira verde de Kadafi pela bandeira de quatro cores e meia lua, que representa os rebeldes. Esta posição representa o rompimento das relações diplomáticas com o regime que governou a Líbia durante os últimos 40 anos.

O encarregado de negócios da embaixada da Líbia em Maputo, Rajab Dakam, disse que os contactos diplomáticos com Kadafi foram interrompidos há bastante tempo devido à guerra. Confirmou ainda que 17 diplomatas, incluindo o embaixador, foram obrigados, em carta enviada pelo regime de Kadafi, ao princípio deste mês, a regressar para Líbia. Por conseguinte, o pessoal daquela embaixada que ficou em Moçambique decidiu apoiar os rebeldes, porque o reinado do coronel colapsou.

Ainda na sua intervenção, numa conferência de imprensa bastante concorrida, o diplomata líbio disse que “todos os meus colegas no meu país e toda a comunidade líbia em Moçambique juntaram-se à revolução desde o dia 17 de Fevereiro passado.”

Na sequência destas declarações, Dakam, que se mostrou apreensivo com a carga de perguntas lançadas pelos jornalistas presentes na referida conferência de imprensa, disse não fazer sentido que a Embaixada da Líbia em Maputo continue alheia ao que está a suceder na sua terra, daí que decidiu tomar tal posição. “Eu creio que vocês sabem qual é a situação da Líbia. quase todas as cidades estão sob controlo dos rebeldes, incluindo a capital Trípoli. Penso, igualmente, que o império Kadafi chegou ao fim. Agora é uma questão de tempo que eles procuram cumprir, mas é o fim de tudo”.

Bandeira dos rebeldes já flutua em Maputo

Quatro cores (verde, branco, vermelho e preto) compõem a nova bandeira que os líbios já assumiram como o seu actual símbolo em substituição da antiga completamente verde.

A nova bandeira já flutua na Embaixada da Líbia em Maputo. Ela foi içada por voltas das 13h00 de ontem, depois de uma longa maratona para a sua impressão. Aliás, devido às correrias para a sua fabricação, foi movimentado meio mundo daquela missão diplomática e tudo foi feito quase em “cima do joelho”, facto que se reflecte na sua baixa qualidade, para quem a analisa com um olho “clínico”.

Ao lado da nova bandeira, num outro mastro, flutua igualmente a bandeira da União Africana. Já a antiga bandeira foi atirada não se sabe para onde, num acto de distanciamento do regime do coronel Muamar Kadafi.

Governo moçambicano contornado

Pelo menos até à hora da realização da conferência de imprensa, ontem, o encarregado de negócio da embaixada da líbia em Maputo assumiu que o seu posicionamento de apoiar o Conselho Nacional de Transição não era do conhecimento do executivo de Armando Guebuza.

Fonte: O País Online

No comments: