BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, August 9, 2011

Armando Guebuza na China à procura de financiamento




As tradicionais fontes de financiamento fecharam-se com a crise.

Em Pequim, o Presidente da República vai procurar dinheiro para financiar a construção de infra-estruturas vitais para o nosso país, nomeadamente, a barragem de Mpanda N’kuwa, a espinha dorsal Tete-Maputo de transporte de energia eléctrica e quiçá a ponte Maputo-Ka Tembe

Com o Ocidente abalado pela crise financeira, a China tornou-se, em definitivo, o país da moda para obter dinheiro mais barato, mais rápido e sem pré-condicionalismos.

O gigante socialista é um dos destinos mais visitados pelos altos dirigentes moçambicanos - esta é a terceira visita do Chefe de Estado e há duas já realizadas pelo actual primeiro-ministro, Aires Ali.

O governo moçambicano elegeu 26 projectos com o selo de “prioritários” para o quinquénio 2009-2013, e está a tentar convencer a China a financiá-los na totalidade dos seus 2 076 biliões de dólares americanos.

Alguns desses projectos já foram viabilizados quase sem juros. São os casos da segunda fase da reabilitação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo (104.7 milhões USD) e a construção de infra-estruturas desportivas – leia-se Estádio Nacional e seus projectos adjacentes (50.2 milhões USD). A estes projectos acrescentam-se pequenos financiamentos à educação e concessão de 72 autocarros para o transporte público de passageiros. Mas a fatia mais importante dos projectos ficou em stand by, ou seja, o governo chinês ainda não deu o seu “sim”. No fundo, é isto que leva Guebuza à China a convite do seu homólogo Hu Jintão, é a necessidade de desbloquear financiamentos para alimentar a economia perante as incertezas levantadas pelos principais investidores no país face à crise financeira.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

1 comment:

RAUL NOVINTE- KEEPING THE DREAMS AND GOD´S VISION ALIVE) said...

Eu espero que o PR. Guebuze lembre do Projecto da refinaria de Nacala-a-Velha. Eu acho que este projecto é importante não so para criação de empregos mas stambém na redução de dependencia de combustiveis. O Sr. Philip Harris, o Presidente da companhia deste projecto até aqui tem estado ocupado em procurar o finaciamento deste projecto. Porque é que não o ajudam? Será que a Frelimo e governo esqueceu desde projecto?