BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, May 4, 2011

Comando provincial da PRM desconhece as motivações mas agentes estão com medo de Dhlakama

Os recentes acontecimentos de Marínguè, colocaram em pânico os agentes da PRM que está a manter sob vigilância o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e exigem reforço, com mais e melhores meios, ou a abolição das três unidades.



Nampula (Canalmoz) – O Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, através do seu porta-voz, Inácio Dina, mostrou-se incapaz de esclarecer os motivos que nortearam a tomada de uma decisão que não agrada aos munícipes, que proíbe o acesso aos passeios que circundam a residência oficial do governador provincial, Felismino Tocoli.

Dina respondia a questões do Canalmoz na manhã desta terça-feira, à margem do habitual briefing com a Imprensa e em nenhum momento conseguiu, com precisão, esclarecer o facto da tomada daquela medida de segurança, limitando-se apenas a afirmar que a mesma deve ser colhida pelos cidadãos no sentido positivo, pois ele considera como não sendo “proibição, como as outras esferas querem fazer acreditar”.

Num outro desenvolvimento, o nosso interlocutor avançou que “há medidas que podem precipitar a tomada de decisões”. Deixava assim claro que foi uma medida precipitada, e mostrava também que desconhece as razões eu levaram a que a FOPAI, Força de Protecção de Altas Individualidades, se decidisse pela criação de uma cancela humana para não permitir o acesso dos cidadãos aos passeios da residência do governador Tocoli, prática que foi habitual nos tempos do monopartidarismo e do regime totalitário.

Inácio Dina tentou fazer acreditar que a tomada desta medida se deve, provavelmente, a algum indício da perturbação da ordem e tranquilidade públicas e não descorou a hipótese de que as recentes declarações do partido Renamo face a manifestações tenham contribuído.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, Inácio Dina, procurou depois convencer à Imprensa que “não é uma proibição negativa”, o que suscitou incómodo nos presentes.



Vigilância a Dhlakama

Entretanto, o Canalmoz tem informações segundo as quais os agentes que garantem a vigilância do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na rua das Flores, cidade de Nampula, estão inquietos com os recentes acontecimentos de Marínguè, em Sofala.

Muitos dos agentes andam com medo e pensam que os mesmos poderão acontecer em Nampula. “Porque os movimentos que estamos a ver estes dias não são de brincadeira”, disse-nos um dos elementos da guarnição imposta à residência de Dhlakama.

Convidado a tecer comentários a este assunto, Inácio Dina, porta-voz da PRM em Nampula, disse não dispor de nenhuma informação oficial, mas também não negou que haja este medo por parte daqueles agentes, por isso considera que “este trabalho acarreta risco, até da própria vida”. Depois reconheceu: “é uma inquietação legítima e deve ser tratada em fóruns próprios para ter solução”.



Ocorrências

Contudo, a PRM entende que o fim-de-semana de 1 de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, foi calmo pese embora se tenha registado uma tentativa de homicídio, no bairro de Namutequeliua, bem concretamente na zona de Nampaco, arredores da cidade de Nampula, onde um jovem de trinta anos que responde pelo nome de Raimundo Artur tentou sem sucesso tirar a vida da sua esposa de vinte e oito anos de idade, Joaquina Ernesto, atirando-a a um poço de água. Pela prontidão do socorro salvou-se e neste momento o indiciado de tentativa de homicídio encontra-se sob custódia policial.

Foram igualmente registados quatro casos criminais, sendo dois furtos, um roubo e um fogo posto. Este último registou-se no distrito de Mogovolas.

Em três acidentes de viação, foram registados três óbitos, um ferido grave e avultados danos materiais, sendo a origem dos mesmos o choque entre carro e motorizada, queda de passageiros e excesso de velocidade. (Aunício da Silva)

Fonte:Nampula (Canalmoz)

No comments: