BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Sunday, March 13, 2011

MOÇAMBIQUE PODE VIR A SER EXEMPLO DUMA DEMOCRACIA PROGRESSIVA

Sim, apesar do longo percurso da história política Moçambicana, o povo Moçambicano junto com seu governo podem se destacar como um dos países Africanos com uma democracia progressiva.Alías , Moçambique sempre foi um país democratico desde a fundaçao do Movimneto Revolucuionario que levou a sua independencia Nacional em 1975 livrando do colonialismo Portugês.

A historia da democracia Moçambicana nao começa com a rebeiliao do movimento da Resistencoa Nacional Moçambicana, Renamo. Assim com uma análize e com valorizaçao dos aspectos históricos anterior pode-se concluir que a Democracia Moçambicana começou quando os Moçambicanos de diversas formaçoes políticas e provenientes de diferente regiões do país aceitaram se juntar e formar um e uníco movimento que viria a derrubar o sistema colonalista Português.

Entretanto, houve uma queda daquilo que viria a ser a victória total democratica do povo Moçambicano e isso foi devido do pensar daqueles que o interesse pela independencia nacional passava de ser um simples aproiveito para interesses pessoais e regionais. Esse tipo de pessoas estableceram um sistema que viria dividir o povo Moçambicano psicologimante apesar de establecerem o total controle que era exercito atravez de ideologias de um governo baseado no paroquialismo e do sistema socialista utópico. Esses individuos estableceram um ambiente Moçambicentrico, acreditando que apenas uma população de uma certa região sobrtetudo Sul é que tinha qualidades absolutas e especias para governar o país excluindo dessa maneira os outros Moçambicanos das fileiras governativas.Isso tambm levou a criaçao de zonas de rebliões e contra governo nomeadamente nas cidades Portuaárias do centro e norte de Moçambique, Beira e Nacala respectivamente.

Foi esse problema de Moçambicentrico que originou a RENAMO. Exclusão política, economica e social. Foi precisamente atravez da exclusão política que causou a destrução da unidade e a democracia fundada pelos camaradas da verdadeira FRELIMO.

Porêm, com a insurgencia da RENAMO com a clamaçao de democracia para Moçambique, este partido ganhou espaço em como foi ele que teria trazido a democracia em Moçambique. Claro que essa clamação foi bem ganha devido a falta de prática de dmocracia pelo governo no poder.

Contudo, hoje Moçambique está caminhando num bom rumo. Ate os Angolanos,Zimbabweanos e outros povos na regiaão subsahariana olham Moçambique como um país exemplar na implementaçao de mudanças democráticas. Porquê? Isto porque Moçambique e os seus líderes aceitaram aquilo que outros líderes Africanos consideram ser uma ameaça, " MUDANÇA". Moçambique abraçou a mudança e aceitou ariscar.

A reforma ecoonomica implementada pelo ex-Presidente Joaquim chissano foi um dos elementos chaves dessa mudança. E o anuncio do mesmo Presidente que ele não iria concorrer para as Presidencias num seu terceiro mandato foi um dos elementos da vitória democratica em Moçambique. tambêm nao se pode esquecer a implementação das autarquias que reforçou o poder democratico em Moçambique.

Mesmo assim, em Moçambique ainda falta muito por abraçar. Ainda existe uma ressistência de mudanças. Existem ainda áreas chaves onde Moçambique continua resistente. Isto tudo deve-se ao seu atraso educacional,pois para uma ambla compreênção sobre a política e suas caracteristicas e beneficios depende do nível educacional da população.

Actualmente em Moçambique, com o aumento significativo de nível educacional em todas as regiões do país pode se observar uma contribuição massiva do popular na política.

Com este crescimento educacional e o esforço que o governo tem empenhado nas reformas economicas e assim como políticas pode se garantir que Moçambique vencerá o medo, e poderá vir ser um país exemplar na implementação duma democracia progressiva em África. A sua estabilidade, situação estrategica e geografica poderá ajudar Moçambique a brilhar, mas isso dependerá muito mais da vontade dos dirigentes no poder, partitos opositores e a população em geral aceitar mudanças requeridas para uma democracia melhor e verdadeira. Uma das formas de fazer isso, é permitir a eleiçlão dos governadores pelo povo nas provincias, A implementação do Federalimo com sistema de presidencialista e onde o poder executivo deverá mais depender ao poder legislativo é essential.

Voz de Nampula.

No comments: