BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, March 12, 2011

Conselho Constitucional – Presidente usa fundos públicos em benefício próprio?

O uso de fundos públicos pelo Presidente do Conselho Constitucional foi denunciado por dois semanários, na sequência de um outro acto que o colocou contra todos os membros do CC – a admissão de uma nova secretária permanente.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)


Aliás, essa admissão deriva deste uso de fundos. O anterior secretário do CC terá recusado aceitar ordens que considerava ilegais.

A cerimónia de posse da nova secretária foi boicotada pelos restantes 6 juízes do CC, que não se fizeram presentes.

A história é documentada pelo SAVANA e pelo Magazine Independente.

O pagamento pelo CC de um empréstimo bancário para pagar uma casa pessoal do Presidente do CC em Maputo, assim como a sua mobília, a limpeza mensal e um caríssimo TV Plasma – tudo adquirido sem concurso público e para uso próprio – está a tornar o caso numa situação de descrédito total para um dos mais altos cargos da Nação.

A casa foi adquirida para residência do Presidente do CC – mas comprada em nome pessoal. O acordo feito com o banco foi de que o CC pagaria 224 mil meticais mensais (como se fosse o seu aluguer) e o próprio Presidente do CC 41 mil, para completar o total da amortização mensal. Contudo, este não cumpriu este compromisso, o banco envolvido levantou o assunto ao Ministro das Finanças e o então secretário do CC foi obrigado a explicar a situação, mas ter-se-á recusado a suprir ilegalmente a verba em falta.

A situação implica uma despesa mensal de cerca de 300 mil meticais por mês (um pouco menos de 10 mil dólares) para o Estado e revela-se um beco sem saída para esse mesmo Estado.

O Dr Luís Mondlane, Presidente do CC, foi proposto pelo Presidente da República, aprovado pela Assembleia da República e não pode ser demitido por nenhum dos órgãos.

fonte: AIM

No comments: