BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, March 15, 2011

Gestão danosa no CC: Luís Mondlane está a ser ouvido




O CONSELHO Constitucional (CC), o mais alto órgão responsável por matérias de constitucionalidade no país, criou uma comissão de inquérito para investigar o caso do seu Presidente, Luís Mondlane, que tem vindo a ser acusado pela imprensa de comportamento corrupto e ilegal, segundo noticiou ontem a AIM.

Maputo, Terça-Feira, 15 de Março de 2011:: Notícias
Nas últimas semanas a imprensa nacional tem vindo a publicar notícias sobre os supostos gastos ilícitos do dinheiro do erário público para fins pessoais de Luís Mondlane, incluindo despesas avultadas em tratamento dentário dele, esposa e filha.

O exemplo crítico desses abusos é ter forçado o CC a pagar um valor mensal para amortizar uma residência que terá custado 24,3 milhões de meticais. Os pagamentos foram disfarçados como sendo de uma renda mensal da casa, mas na verdade o imóvel havia sido registado em nome de Mondlane.

Uma fonte do CC disse que a referida comissão de inquérito tem como função “averiguar os factos” ora tornados públicos.

A comissão é constituída por três dos sete juízes do “Constitucional”, nomeadamente Lúcia Ribeiro, Manuel Franque e Norberto Carrilho. Os dois primeiros foram indicados para o cargo pela Assembleia da República (AR), e o terceiro pelo Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ).

A comissão foi constituída na última sexta-feira e tem o prazo de 10 dias para apresentar os resultados da sua investigação.

O CC exerce a sua própria acção disciplinar sobre os seus membros e, dependendo dos resultados apurados pela comissão de inquérito, poderá decidir sobre as possíveis medidas disciplinares a tomar contra Luís Mondlane.

Entretanto, as acusações que pesam sobre Mondlane são graves. Na sua edição da semana passada o semanário “Savana” publicou uma lista de bens e serviços adquiridos ilegalmente por Luís Mondlane para benefício próprio e da sua família.

O custo totaliza cerca de 8,8 milhões de meticais, e de entre eles constam quantias em dinheiro (2,1 milhões) gastos na importação de mobiliário a partir da África do Sul. Outro mobiliário e móveis de decoração adquiridos localmente custaram mais de 3,5 milhões de meticais.

Por outro lado, Luís Mondlane e sua família gastaram mais de 111 mil meticais em tratamento dentário. O CC chegou mesmo a pagar mais de 127 mil meticais por uma passagem aérea para que a sua esposa pudesse o acompanhar a um encontro em Lisboa.

Igualmente, Luís Mondlane exonerou, unilateralmente, o secretário-geral da instituição, Geraldo Saranga, e indicou para este cargo Ana Juliana Lucas, mesmo esta não reunindo o requisito de cinco anos de experiência exigidos para se desempenhar o cargo.

Os outros seis juizes do “Constitucional” rejeitaram a nomeação de Ana Juliana, mas Luís Mondlane ignorou o protesto e no dia 25 de Fevereiro último empossou a nova secretária-geral do órgão de soberania, numa cerimónia boicotada por todos os outros juízes.

Entretanto, informações veiculadas ontem à noite indicam que o Tribunal Administrativo recusa dar visto a Juliana para o cargo de secretária-geral do “Constitucional”.

No comments: