BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, March 17, 2011

ANTE O EVENTUAL CONTAGIO DOS “VENTOS DO NORTE”

PM apela à "vigilância"

O Primeiro Ministro de Moçambique, Aires Ali, exortou aos moçambicanos a se manterem vigilantes para prevenir o perigo de instabilidade, como a que está a abalar a África do Norte e o Médio Oriente, "assolados pela onda de manifestações populares”.

Aires Ali evocou a necessidade de a população moçambicana pautar pelo “civismo e urbanismo”, quando falava na sessão de perguntas e respostas entre os deputados da Assembleia da República e o Executivo.

Ao enunciar uma série de medidas tomadas pelo Governo para enfrentar os desafios actuais no plano interno e externo, o Primeiro-Ministro moçambicano afirmou que o Governo acompanha “com preocupação” a evolução da situação politica em alguns países da África do Norte e do Médio Oriente.

“Pelo que se exige de todos nós um alto grau de civismo, de respeito mútuo, urbanismo e, acima de tudo, vigilância para prevenir situações que possam perigar a estabilidade conquistada com muito sacrifício”, enfatizou Aires Ali.

Por outro lado, disse ainda o Primeiro-Ministro moçambicano, será preservado e valorizado o ambiente de inclusão e pluralismo de ideias, como condição fundamental para a consolidação da democracia.

Associando as convulsões sociais à pobreza, Aires Ali apontou que o Governo moçambicano vai investir este ano pouco mais de três milhões de euros para o combate à pobreza urbana, no quadro do Programa Estratégico para a Redução da Pobreza Urbana.

Paralelamente, será mantido o Fundo de Desenvolvimento Distrital, que disponibiliza anualmente cerca de 160 mil euros a cada um dos 128 distritos rurais do país, para o combate à pobreza rural, referiu o Primeiro-Ministro moçambicano.

CORREIO DA MANHÃ – 17.03.2011

No comments: