BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, March 19, 2011

Caças franceses realizam primeiros disparos na Líbia



Avião militar francês sai da França em direção à cidade líbia de Benghazi, ainda em poder dos rebeldes

Foto: Reuters

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Aviões de combate franceses dispararam contra as forças blindadas leais ao líder líbio, Muammar Kadafi, anunciou o canal de televisão Al Jazeera. Citando fontes dos rebeldes, a cadeia afirmou que os aviões destruíram pelo menos quatro carros de combate, e não forneceu mais detalhes.

Abdelkrim Mohammed, um opositor ao regime de Trípoli, anunciou na mesma emissora que as perdas das forças governamentais líbias são maiores, mas não foram ainda quantificadas. A Al Jazeera, assinalou que os blindados das forças de Kadafi foram destruídos no sudoeste da cidade de Benghazi, a segunda metrópole do país e o principal bastião dos rebeldes.

Ao término de uma cúpula sobre a Líbia realizada em Paris, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou que as operações militares tinham começado no início da tarde e o Estado-Maior do Exército francês confirmou que aviões de combate Rafale estavam sobrevoando o território líbio. A Al Jazeera confirmou que como consequência dos bombardeios 26 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas.

Por outro lado, o Conselho Transitório Líbio (CNT), órgão político dos rebeldes presidido pelo antigo ministro da Justiça, Mustafa Abdel Jalil, anunciou em comunicado divulgado por emissoras de televisão árabes, a decisão de iniciar uma entidade financeira e uma sociedade que se encarreguem do setor petroleiro líbio.

Cindida entre rebeldes e forças de Kadafi, Líbia mergulha em guerra civil
Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Entretanto, enquanto os casos tunisiano e egípcio evoluíram e se resolveram principalmente por meio protestos pacíficos, a situação da Líbia tomou contornos bem distintos, beirando uma guerra civil.

Após semanas de violentos confrontos diários em nome do controle de cidades estratégicas, a Líbia se encontrava atualmente dividida entre áreas dominadas pelas forças de Kadafi e redutos da resistência rebeldes. Mais recentemente, no entanto, os revolucionários viram seus grandes avanços a locais como Sirte e o porto petrolífero de Ras Lanuf serem minados no contra-ataque de Kadafi, que retomou áreas no centro da Líbia e se aproxima das portas de Benghazi, a capital da resistência rebelde, no leste líbio.

Essa contra-ofensiva governista mudou a postura da comunidade internacional. Até então adotando medidas mais simbólicas que efetivas, ao Conselho de Segurança da ONU aprovou em 17 de março a determinação de uma zona de exclusão aérea na Líbia. A iminência de uma interferência internacional, muitas vezes requisitada pela resistência rebelde, fez com que Kadafi anunciasse um cessar-fogo, mas confrontos persistem. Mais de mil pessoas morreram e dezenas de milhares já fugiram do país

Fonte: Agencia EFE

No comments: