BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, March 19, 2011

Brasil e EUA reforçam cooperação comercial, aérea e energética




O Brasil e os Estados Unidos assinaram neste sábado vários acordos de cooperação nas áreas comercial, econômica, de transporte aéreo, energética, esportiva, educativa e de trabalho, no marco da visita do presidente Barack Obama ao país, informaram fontes oficiais.

Os acordos foram assinados pelo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e o embaixador dos Estados Unidos no país, Thomas Shannon, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O acordo de cooperação comercial e econômica estabelece uma comissão que deliberará sobre comércio bilateral e investimentos a fim de ajudar a remover os obstáculos que surjam nesse campo, o que inclui "cooperação para se atinjam objetivos comuns na Organização Mundial do Comércio (OMC)".

Outro acordo procura promover a abertura dos céus mediante "a competição entre as empresas aéreas no mercado, com um mínimo de interferência e regulação governamental". Segundo o documento, cada parte concederá facilidades operacionais para as companhias aéreas do outro país, incluindo "o direito de sobrevoar seu território sem aterrissar", a fazer escalas "para fins não comerciais" e a "executar transporte aéreo internacional" em rotas.

Os dois países assinaram ainda um acordo para cooperação na prospecção e uso do espaço com fins pacíficos, segundo o qual as partes, por meio da Nasa e da Agência Espacial Brasileira (AEB), "identificarão áreas de interesse mútuo e buscarão desenvolver programas ou projetos de cooperação". Além disso, anunciaram uma associação para o desenvolvimento de biocombustíveis para aviação que procura fomentar a produção e o uso de carburantes que ajudem a reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.

Os dois Governos assinaram ainda um memorando para implementar atividades de cooperação técnica em outros países no âmbito do trabalho, que estabelece programas e políticas de capacitação de trabalhadores e de criação de oportunidades de emprego digno, dentro do qual mencionam a "promoção de empregos verdes e meios de vida sustentáveis para grupos vulneráveis". As atividades incluem o treino no Brasil e nos Estados Unidos de técnicos com o apoio de outros Governos e de organismos multilaterais.

Outro memorando, de caráter educativo, busca aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior dos dois países a fim de promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Um outro se refere à cooperação com o Brasil para a organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.


Fonte - Agência EFE

No comments: