BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, February 21, 2011

Novo terminal doméstico: Aeroporto vai na segunda fase


2011/02/21

Vão já na segunda fase as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo, na capital do país.




Para o efeito, foi assinado no último sábado o acto de consignação do novo terminal doméstico de passageiros à empresa chinesa AFECC, que vai executar as obras de reconstrução, avaliadas em 36 milhões de dólares.

Os trabalhos deverão iniciar-se em Março próximo, com a demolição das actuais instalações para dar lugar a um novo terminal doméstico de raiz, operação que deverá durar 18 meses, segundo o director do projecto, Acácio Tuendue.
As obras como tal ganharão corpo e forma em Abril, depois de terem sido concluídas as fases da prospecção geotécnica e de ensaio das fundações.

‘Estamos numa fase de preparação das condições para a demolição do actual terminal, que vai levar 40 dias, porque é preciso acautelar várias situações. Depois serão feitos os ensaios da fundação e prospecção geotécnica para dar lugar ao início das obras’, explicou.

Findas as obras da terminal seguir-se-á a reabilitação da pista principal, concluindo, desta forma, a materialização do programa de desenvolvimento do Aeroporto Internacional do Maputo.

Desta feita, todos os serviços prestados no terminal doméstico passam para o antigo terminal internacional até que estejam concluídas as obras do novo edifício.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, que testemunhou o acto de entrega das infra-estruturas, apelou para a necessidade de se cumprir com os prazos e prestar-se um tratamento adequado aos trabalhadores que serão contratados para esta empreitada.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração dos Aeroportos de Moçambique, Manuel Veterano, explicou que o novo terminal doméstico será composto por duas salas amplas e modernas com capacidade para atender 580 passageiros à hora de pico, sendo 300 à partida e 280 à chegada.

Acrescentou que a nova infra-estrutura terá ainda disponíveis 14 balcões para o check-in, equipados com tecnologia moderna de atendimento ao passageiro, gabinetes de trabalho no hall público. 'O novo edifício será construído com uma área comercial respondendo assim às necessidades essenciais das companhias aéreas e outros prestadores de serviços como, por exemplo, posto médico e área pública de restauração', explicou.

O projecto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional do Maputo arrancou em 2007, tendo sido construído o novo terminal internacional, orçado em cerca de 70 milhões de dólares…

fonte: Jornal Notícias

No comments: