BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, February 14, 2011

Governo procura parceria lusa para instalar montadora de vagões


Segunda, 14 Fevereiro 2011 00:00 Orlando Macuácua


Em resposta à logística necessária para escoar o carvão mineral em Tete

Só nos próximos cinco anos, o distrito de Moatize vai precisar de 600 mil vagões para o escoamento do carvão mineral até ao porto da Beira, província de Sofala. O mercado regional também é uma oportunidade de negócio para a futura indústria de montagem de vagões.



Governos moçambicano e português estudam mecanismos de implantação de uma indústria de montagem de vagões em Moçambique, como forma de cobrir, essencialmente, parte da logística necessária para o escoamento do carvão mineral nos próximos meses, em Moatize, província de Tete. O ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, encontrou-se, na última sexta-feira, em Maputo, com o ministro português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Medonça, com vista a firmarem parcerias entre estados e instituições na realização deste desiderato.

Zucula revelou que, nos próximos cinco anos, só a zona de Moatize vai precisar de 600 mil vagões para o escoamento do carvão mineral. Para além de que a futura indústria de montagem de vagões não deverá abastecer somente o mercado interno, mas também o mercado regional.

“Sabemos que países como Botswana, Zimbabwe e Suazilândia vão precisar de mais vagões nos próximos anos e é uma oportunidade de negócio que se abre na região, porque, neste momento, só a África do Sul é que tem capacidade para montar este tipo de material”, explicou Paulo Zucula, à saída do encontro com o seu homólogo português.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

No comments: