BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, December 16, 2010

Moztex exporta vestuário para RAS


A EMPRESA Moztex, antiga fábrica Texlom, localizada na província do Maputo, exportou desde o passado mês de Agosto, mais de 120 mil peças de vestuário para a República da África do Sul (RAS). No próximo ano, a Moztex, propriedade da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), deverá começar a exportar vestuário para os Estados Unidos da América, ao abrigo da iniciativa AGOA (Oportunidade de Crescimento para África) e para a Europa. Entretanto, hoje, na cidade do Maputo, o Presidente da República, Armando Guebuza e sua Alteza Aga Khan, vão dirigir a cerimónia de inauguração do Polana Serena Hotel e rever projectos da AKDN.

Maputo, Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010:: Notícias
Nazim Ahmad, embaixador da AKDN, disse ontem a jornalistas, na província do Maputo que a Moztex começou a operar no ano passado, “depois de um longo período de estudo e preparativos e, neste momento, temos mais de 400 trabalhadores, na sua maioria mulheres”.

Para o arranque das operações da Moztex, a AKDN investiu inicialmente cerca de 2.5 milhões de dólares norte-americanos.

“Actualmente, temos cerca de 300 máquinas e em breve vamos ter 1000 máquinas e, nessa altura, estaremos em condições de empregar entre 1800 e 2000 pessoas.


Pretendemos que os nossos investimentos atinjam os 7.5 milhões de dólares”, disse o embaixador Nazim Ahmad.

Questionado sobre a diferença entre a Texlom e a Moztex, o embaixador disse que a Texlom era uma fábrica vocacionada na produção de têxteis, enquanto que a Moztex, opera em regime de zona franca e se dedica à produção de peças de vestuário.

“O objectivo da Moztex é criar emprego intensivo – uma coisa que Moçambique precisa”, afirmou.

Para além do Polana Serena Hotel e Moztex, a AKDN tem interesses na província de Cabo Delgado, onde lançou um programa de desenvolvimento rural na costa litoral. Ainda naquela província, a AKDN tem em funcionamento um banco de microfinanças.

Na província do Maputo, a AKDN está a implementar um Centro de Desenvolvimento Profissional da Academia Aga Khan, onde já deu início a programas de desenvolvimento

No comments: