BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, November 1, 2010

Política Renamo cria grupo de diálogo para persuadir o governo a aceitar conversações


Reunida em Comissão Política Nacional


A comissão política da Renamo esteve reunida, durante os últimos três dias, na cidade de Nampula, onde o pano de fundo foi a criação de um grupo de diálogo com vista a pressionar o governo a aceitar negociações com aquela formação política para a revisão do Acordo Geral de Paz.
Discursando na abertura do encontro, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, disse que dentre os vários pontos a ser revistos, aponta-se a situação da segurança da Renamo, para que tenha direitos iguais aos dos outros combatentes; o problema das Forças Armadas, alegadamente porque a Frelimo “desmontou” todos os oficiais superiores da Renamo que tinham sido incorporados nas Forças Armadas de Moçambique, no âmbito da criação de um exército único; criação de uma Força de Intervenção Rápida (FIR), onde a metade dos homens seja da Renamo; despartidarização da Polícia da República de Moçambique e das instituições do Estado, entre outros.

Até ao fecho desta reportagem, o encontro ainda estava a decorrer - à porta fechada - e não tinham sido avançados os nomes dos membros da Renamo indicados para fazer parte do referido grupo de diálogo.

De acordo com o líder da Renamo, o país continua a registar situações relacionadas com as assimetrias regionais, onde as províncias do centro e norte continuam as mais penalizadas, colocando a população numa situação de extrema pobreza. “Não há igualdade de justiça para todos; a Renamo continua a ser humilhada pela Frelimo; não há observância dos direitos humanos; a população continua a ser intimidada, quando reclama os seus direitos, entre outras questões. Nós pretendemos endireitar tudo o que não está a andar bem, a partir deste encontro”, disse Dhlakama.

O líder da Renamo disse ainda que o grupo das conversações deverá sair de Nampula para Maputo, esta semana, para iniciar os primeiros contactos junto do governo.

“Se Guebuza quer a manutenção da democracia, deve aceitar esta negociação. Caso não, iremos iniciar com as manifestações que vão paralisar todo o país, à semelhança das reivindicações de 1 e 2 de Setembro nas cidades de Maputo e Matola”, disse Dhlakama, para quem a sua formação política pretende, igualmente, que se consolide a democracia no país através de um processo de eleição livre e transparente.

Dos membros da comissão política que participaram na reunião, conta-se Ossufo Momade, Vicente Ululu, Fernando Mazanga, Fátima Afate, Ivone Soares, além dos delegados políticos provenientes de todas as províncias do país.

1 comment:

Unknown said...

O presidente Dhlakama e a Renamo tem muita razao para propor a revisao do pacote da Paz.
O pais vai mal e ha tantas coisas que estao acontecer por falta de observancia das regras estabelecidas nos vastos artigos das leis que o pais possui.
Forca e esperamos que a Frelimo possa aceitar ouvir.