BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, November 1, 2010

Governo estuda ligação ferroviária entre Maputo e Cabo Delgado


Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula disse que 2011 será um ano crucial para a decisão de construir uma linha ferroviária a ligar Maputo a Cabo Delgado.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)


Falando ao jornal Notícias Paulo Zucula disse que neste momento decorrem negociações para a realização do troço entre Mutarara e Mutuale que é uma linha que atravessa a província da Zambézia e termina em Nampula ligando o Corredor de Nacala.

‘Se os projectos petrolíferos derem certo no Norte vai ser facil negociar uma linha que saia de Mutuale em direcção a Mocímboa da Praia porque esta é a parte em que a linha poderá ser mais viável’ disse o ministro.


Paulo Zucula admitiu ainda que até ao final de 2011 "vamos ter o estudo certo sobre o traçado da linha, sobre o que vai custar e onde estarão os projectos que vão suportar a sua viabilidade. Uma vez isso feito é mais fácil avançar".

‘Já existem alguns memorandos de entendimento e neste momento estão em curso estudos nesse sentido. Na semana passada houve uma reunião de logística de carvão e há grupos chineses que têm muito interesse nesse troço. Há há um grupo de moçambicanos que, com parceiros estrangeiros, também tem interesse nesse troço. A nossa ideia é deixar quem tem dinheiro fazer esses projectos’ disse o responsável do governo.

O ministro referiu que depois desse troçoentre Mutarara e Mutuale será estuda a ligação do Dondo à Linha do Limpopo e posteriormente do Limpopo ao Botswana…

fonte: Macauhub

No comments: