BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, November 13, 2010

Novo rosto do Aeroporto de Mavalane




novo terminal internacional tem uma capacidade para 800 passageiros por hora e conta com cinco mangas para acesso directo a aviões

Foi oficialmente inaugurado, ontem sexta-feira, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Mavalane, em cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Armando Emílio Guebuza.

O acto contou com a presença de personalidades nacionais e estrangeiras.

Dentro do pacote de modernização do Aeroporto Internacional de Mavalane, já se encontra a funcionar, desde o ano passado, o terminal de carga. Por outro lado, o terminal VIP está praticamente concluído no espaço da Base Aérea, mas ainda não foi inaugurado.

O novo terminal internacional tem uma capacidade para 800 passageiros por hora e conta com cinco mangas para acesso directo a aviões.

Estima-se que o aeroporto de Mavalane passe a movimentar 900 mil passageiros, por ano, a partir de 2016, contra os actuais 450 mil passageiros.

Com a modernização em curso, o aeroporto de Mavalane passará a ter capacidade para receber aviões Boeings 757 e 767, para além dos aparelhos do tipo Airbus 340, que já vinha recebendo.

As obras, a cargo da empresa de construção chinesa Anhui Foreign Economic Construction, começaram em meados de Maio de 2009 e deveriam estar prontas em Junho deste ano, de modo a receber os turistas oriundos do Mundial de Futebol na vizinha África do Sul.

Quanto às obras no antigo aeroporto, que passa a ser o terminal para voos domésticos, as mesmas irão iniciar em breve e serão feitas de forma faseada.

O director do projecto de ampliação e modernização do novo Aeroporto Internacional de Maputo, Acácio Tuendue, referiu num passado recente que o antigo terminal será demolido e construído de novo, pois “os custos com a reabilitação não compensavam”, confirmando, igualmente, o aumento dos valores em relação aos 90 milhões de dólares orçados, inicialmente, e que foram emprestados pela Eximbank, instituição bancária chinesa.

Com o reajustamento do valor das obras do terminal internacional do Aeroporto de Maputo, precipitado pelo incremento do preço do material de construção no mercado, o empreendimento custou um total de 116 milhões de dólares americanos.

O projecto de modernização do aeroporto de Maputo é financiado, maioritariamente, pela China, que concedeu a Moçambique um crédito misto.

No comments: