BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Sunday, November 14, 2010

Continente africano tem condições para se transformar numa potência alimentar”




Convicção de Lula da Silva

“Nós ainda não exploramos 0.5% do potencial da savana africana, que tem o mesmo potencial produtivo que o Seará brasileiro. Nós queremos ver, daqui a alguns anos, a África a sair desta situação de pobreza e miséria. Pode a China ou a Alemanha ter tecnologia, mas na hora de comer, tem que vir falar com vocês (africanos). O cidadão com fome não consegue teclar o celular, muito menos brincar com o Ipod”, disse Lula da Silva.
Fugindo à lógica que caracteriza os líderes mais importantes do mundo, normalmente vestidos de fatos e gravatas, Lula da Silva, presidente do Brasil, apresentou-se ontem em Maputo, mais concretamente na Universidade Pedagógica, com um traje simples e descontraído. Lula proferiu uma aula magna que simbolizava o lançamento formal da Universidade Aberta de Moçambique, instituição que resulta da parceria entre a Universidade Pedagógica, Universidade Eduardo Mondlane, Ministério da Educação e a Universidade Aberta do Brasil. Trata-se de uma instituição que se vai dedicar ao ensino à distância nas áreas de formação de Biologia, Matemática e Pedagogia.

Na verdade, quem estava à espera de uma aula no sentido “clássico”, poderá, inicialmente, ter ficado com uma sensação de “frustração”. É que Lula da Silva, depois de ter lido o curto discurso “formal” e de “praxe”, pegou no microfone e, ao invés da aula, deu uma “lição de vida, persistência, coragem e de sonhos”. Tratou-se de uma lição dada por um homem com legitimidade, na medida em que o seu percurso fala por si, senão vejamos:

Nasceu no interior do Brasil, numa família extremamente pobre e teve uma educação escassa (foi torneiro mecânico). passou pela luta sindical e é o brasileiro que mais vezes se candidatou à presidência da República do Brasil, tendo sido candidato a presidente cinco vezes. graças a sua persistência e coragem, conseguiu chegar à presidência, cuja governação impressiona até aos seus opositores. Transformou-se num dos líderes mais importantes e mais influentes do século XXI. A dois meses de deixar a Presidência da República, Lula conta com uma taxa de aprovação dos eleitores acima de 80 por cento!

Importância da educação

Na sua dissertação, Lula da Silva defendeu a necessidade dos países em via de desenvolvimento apostarem na educação, como a única via possível para dar oportunidades às camadas mais desfavorecidas. Neste capítulo, falou das suas experiências enquanto presidente do Brasil.

“Quis a história que o Brasil tivesse, pela primeira vez, um presidente sem diploma universitário e um vice-presidente que também não tem diploma universitário. Tanto eu, como José Alencar (vice-presidente), gostaríamos de ter tido diploma universitário (...), eu fui apenas torneiro mecânico e José mais tarde transformou-se num empresário. O mais engraçado é que depois de oito anos (referentes a dois mandatos presidenciais), nós seremos os que mais construímos universidades federais na história do Brasil. Fizemos mais escolas técnicas e mais oportunidades de educação criámos. O Brasil, em 100 anos, construiu 140 escolas técnicas e nós, em oito anos, construímos 214. Construímos 14 universidades novas e 126 centros universitários, que beneficiam milhares de brasileiros do interior, evitando desta feita o êxodo rural”, disse Lula da Silva, sob fortes aplausos. Por outro lado, acrescentou que no seu entender, “a educação é o único instrumento que a humanidade conhece que confere igualdade de condições as pessoas”.

Aposta em África

Sabe-se que a governação de Lula da Silva foi a que mais contacto privilegiou com o continente africano. Durante os oito anos de governo, Lula da Silva visitou 27 países africanos, incluindo Moçambique, onde esteve por três vezes.

Lula da Silva explicou que a sua administração decidiu privilegiar a África (com especial enfoque para os PALOP) por causa da “dívida histórica. A formação do povo brasileiro tem muito haver com os povos africanos. O povo brasileiro é o que é graças à mistura entre índios, africanos e europeus. Essa é na verdade uma vantagem comparativa que nós deveríamos ter em relação ao resto do mundo mas, como nós temos a nossa cabeça colonizada durante séculos, aprendemos que somos inferiores e que qualquer um que enrola a língua é melhor que nós”, disse.


“Temos que nos levantar”

Lula da Silva propôs uma aliança entre a África, América Latina e outros países ditos do terceiro mundo para uma nova ordem. “Temos que levantar a nossa cabeça e juntos construirmos um futuro em que o Sul não seja mais atrasado que o norte e nem dependente dele. Temos que acreditar em nós mesmos e sabermos que podemos ser tão importantes e sábios como eles”.

“África pode ser potência alimentar”

Num outro desenvolvimento, Lula da Silva mostrou-se indignado com o nível de pobreza e de miséria que graça o continente africano, quando este dispõe de um grande potencial agrícola.

“Quando olhamos o mapa do mundo, a gente percebe que tem mais chineses, indianos, africanos, latino-americanos comendo e chegamos a conclusão de que o mundo vai precisar de mais alimentação nos próximos tempos. Ninguém come minério de ferro, chips, telefone celular (...), comemos comida! E comida é produzida na terra e precisa de sol e água. E quem tem mais sol e água do que nós (africanos e latino-americanos)? Quem tem mais terra disponível e arável?”, indagou o presidente brasileiro para depois afirmar: “Nós ainda não exploramos 0.5% do potencial da savana africana, que tem o mesmo potencial produtivo que o Seará brasileiro. Nós queremos ver, daqui a alguns anos, a África a sair desta situação de pobreza e miséria. Pode a China ou a Alemanha ter tecnologia, mas na hora de comer tem que vir falar com vocês (africanos). O cidadão com fome não consegue teclar o celular, muito menos brincar com o Ipod”, disse Lula da Silva.

O estadista denunciou alguns países desenvolvidos que se empenham em desvalorizar os feitos das nações menos desenvolvidas. “Eles tentam desvalorizar que nós temos potencial e sobrevalorizam aquilo que eles produzem, e nós aceitamos porque temos a mentalidade de que eles são superiores”.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

No comments: