BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, October 1, 2010

Manuseamento de mercadoria: Nacala caminha para entreposto internacional




TORNAR Nacala num pólo de modernização tecnológica e, simultaneamente, num entreposto internacional de referência, a partir do qual se pode proceder à redistribuição de mercadorias para vários cantos do Mundo, está no rol das principais expectativas do Governo em relação à Zona Económica Especial de Nacala (ZEE). Tal vontade salientou-se nas intervenções efectuadas ontem, em Nacala, nos trabalhos da conferência de desenvolvimento desta região económica da província de Nampula.
Maputo, Sexta-Feira, 1 de Outubro de 2010:: Notícias
Outros desafios, com o mesmo propósito, compreendem, nomeadamente, a atracção de investimento público e privado, visando promover a exploração do potencial da ZEE, particularmente no seu sistema ferroviário e do porto local, estimulando o volume de carga manuseada.

Pretende-se igualmente em relação a esta primeira zona, a ser concebida no país, abranger o vizinho distrito de Nacala-a-Velha, impulsionando-se o desenvolvimento das províncias circunvizinhas, bem como dos países que beneficiam do Corredor de Nacala, designadamente Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia e o Congo Democrático.

Entretanto, segundo revelou o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, cerca de sete mil postos de emprego fixos foram criados desde que foi instituída, há cerca de dois anos, a zona económica de Nacala, onde já operam um total de 14 empresas certificadas, que investiram para a sua implantação um montante estimado em 276 milhões de dólares norte-americanos.

As empresas certificadas para operar na zona são dos ramos da indústria, agro-indústria, serviços e comércio, para além do turismo. O sector da indústria, que registou um volume de investimentos estimado em 232 milhões de dólares, é aquele que garante, neste momento, maior número de postos de trabalho fixo, com um total de 3477 operários.

O montante de investimento realizado para a implantação dos 14 projectos certificados na ZEE de Nacala foi suportado quase na totalidade pelo sector privado nacional, facto que, na óptica de Cuereneia, espelha o grande compromisso daquela camada em desenvolver acções que possam induzir o crescimento económico, aproveitando as oportunidades existentes naquela região.

Por seu turno, Danilo Nalá, Director-Geral do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), disse que pretende-se em relação a Nacala que seja um pólo de modernização tecnológica e um entreposto internacional de referência a partir do qual se pode proceder à redistribuição de mercadoria para vários cantos do Mundo.

O Reitor da Universidade do Lúrio, Jorge Ferrão, um dos convidados, falando na ocasião, recordou que a concretização dos objectivos supracitados depende da competência dos activos humanos. Para tal, o Governo e o sector público devem olhar para a criação de institutos técnico-profissionais e universidades para que formem recursos humanos qualificados em áreas específicas, garantindo a prossecução dos projectos em curso.
Carlos Tembe

No comments: