BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, October 1, 2010

Mais um caso de linchamento




Foi por volta das 21horas desta quarta-feira, que um grupo de populares enfurecidos do bairro Torrone Novo, na cidade de Quelimane, espancaram até à morte um indíviduo, que até agora desconhece-se a sua identificação.

Segundo contaram os presentes na manhã desta quinta-feira, a vítima começou a ser espancada no interior do bairro e veio ser abandonado ao pé da estrada, numa lixeira, mas depois de levar muitos golpes e com um pneu já na cintura.

Não se conhece a identificação porque, no local, quando a nossa reportagem chegou, quase todos diziam que não conhecem a vítima. Ainda no local, alguns mais corajosos disseram sem dar a cara que o linchamento deste indivíduo, resulta da fúria popular, cansada de ser roubada seus bens e sem acção visível da polícia.

As imagens que captamos logo pela manhã e que apresentamos ao estimado leitor sem que sejam editadas, mostram claramente que faltou pouco para que este cidadão não fosse ateado fogo, porque todas condições já haviam sido preparadas para o efeito. Ao que se vê, são paus, capim entre outro combustível lenhoso que com um simples isqueiro a vítima estaria em cinzas. Mas não foi o caso.

A Polícia da República de Moçambique (PRM), na Zambézia, confirmou através do seu porta-voz, Ernesto Serrote, que tratou-se de linchamento, porque após uma perícia da equipa da Polícia de Investigação Criminal (PIC), provou-se de facto que ate ateou-se fogo a vítima. Aliás, de acordo com Serrote, no terreno a equipa da PIC não teve dúvidas em ver que o fogo teria sido ateado ao corpo.

Segundo avançou o porta-voz da PRM nesta parcela do país, em conexão com este caso, foi detido uma cidadã que se presume ter sido a agitadora da fúria popular que culminou com a morte deste indivíduo.

Com este caso, a cidade de Quelimane, regista já o terceiro na sua contabilidade. Ainda sem rostos e com presença considerável de crianças, os casos vão subindo, mesmo com diversas campanhas que se fazem, parecem estar longe da realidade no terreno.

A polícia vai se desdobrando em minimizar os casos que se vão registando e a população não perde tempo em afirmar que os linchamentos ocorrem por inoperância da corporação, visto que quando a população encaminha um suposto malfeitor, horas depois este é solto e vem ajustar as contas com aqueles que o conduziram a esquadra.

DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 01.10.2010

No comments: