BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, August 20, 2010

Governo poderá cancelar o projecto da refinaria em Nacala


2010/08/19

O governo poderá cancelar o projecto de instalação da refinaria de petróleo em Nacala-a-velha, uma medida que irá culminar com a retirada da respectiva licença de exploração à empresa Ayr Logística, Ltd., devido ao incumprimento dos prazos estabelecidos para a execução do empreendimento.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)




O ministro da Energia, Salvador Namburete, foi quem canalizou, ontem, a informação ao nosso jornal, na cidade de Nampula, tendo realçado que desde que a empresa rubricou o acordo com o governo, em Outubro de 2007, nada foi feito.

O governante supõe que tal facto tenha resultado da crise financeira mundial, que afectou os bancos comerciais que haviam assegurado o financiamento do projecto, cujo investimento global estava avaliado de 5 biliões de dólares. ‘Embora os proponentes nunca nos tenham contactado a propósito, o seu financiamento era assegurado pelos bancos comerciais, mas, por causa da crise financeira, tiveram dificuldades. isso é o que sabemos e ouvimos dos investidores’, sublinhou o ministro.

Esta ameaça de cancelar o projecto de refinaria de petróleo de Nacala-a-Velha acontece na mesma semana em que o Governo anunciou a descoberta de petróleo na zona de prospecção da americana Anadarko, na bacia do Rovuma.

De acordo ainda com o titular da pasta de energia, a decisão poderá ser tomada pelo facto de a empresa Ayr Logística, Ldt. não ter dado sinais concretos ao governo se retoma o projecto. ‘Há regras estabelecidas na legislação. temos sido um pouco tolerantes, porque temos vindo a acompanhar a crise, mas a empresa que assinou o acordo com o governo está numa situação de não cumprimento dos prazos, por isso, teremos que cancelar o projecto, nos próximos tempos. Mas tudo dependerá do governo, que poderá tomar uma posição sobre o assunto’, disse.

O governante referiu que o aviso serve também para o projecto de refinaria de Matutuíne, em Maputo, da Oil Moz, avaliado em oito biliões de dólares...

fonte: O País
Artigos relacionados

No comments: