BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, August 7, 2010

De uniforme, Fidel retorna ao Parlamento após 4 anos ausente


Fidel Castro participa de reunião política no Parlamento cubano, em Havana, pela primeira vez em 4 anos

Foto: Reuters

Vestindo seu tradicional uniforme militar verde-oliva, o líder cubano Fidel Castro apareceu neste sábado no Parlamento pela primeira vez desde que deixou o poder há quatro anos devido a uma enfermidade.

Fidel foi ovacionado pelos deputados ao chegar para a reunião extraordinária do Parlamento que ele mesmo solicitou para analisar temas do panorama internacional.

De pé, o líder cubano leu sua "mensagem à Assembleia Nacional", em discurso que durou pouco mais de dez minutos e durante o qual voltou a alertar sobre os perigos de uma guerra nuclear.

Fidel ressaltou em que a decisão de iniciar ou não uma guerra com o Irã está nas mãos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. "No mesmo instante em que (Obama) desse a ordem, estaria ordenando a morte instantânea não apenas de centenas de milhões de pessoas, entre elas um incalculável número de sua própria pátria, assim como os tripulantes de todos os navios da frota dos EUA nos mares em torno ao Irã. Simultaneamente, a conflagração explodiria em todo o Oriente e em toda a Eurásia".

"Quis o acaso que neste instante preciso, o presidente dos Estados Unidos seja um descendente de africano e de branco, de maometano e cristão. Não dará (a ordem) se tomar consciência disso. É o que estamos fazendo aqui, estamos dando uma contribuição a esse esforço dissuasivo", acrescentou Fidel.

O ex-líder cubano ainda comparou Obama com Richard Nixon, presidente americano durante a Guerra do Vietnã. "A vantagem de Obama é que não é Nixon, Nixon era um cínico. Não demorei muito em me dar conta de que havia uma esperança e muito profunda, certamente. Se a oportunidade se perdesse, o desastre adquiriria a pior das consequências. A espécie humana não teria então salvação possível".

"A ordem atual estabelecida no planeta (depois de um eventual conflito nuclear) não poderá perdurar e inevitavelmente será derrubada, de imediato. As chamadas divisas conversíveis perderão seu valor como instrumento do sistema que impôs um aporte de riquezas, de suor e sacrifícios sem limites aos povos. Nunca na história houve situação como esta", continuou o cubano.

Fidel Castro não comparecia a uma reunião da Assembleia desde 2006, quando adoeceu e delegou a presidência cubana para seu irmão Raúl, que assumiu oficialmente o cargo em fevereiro de 2008.

Perto de completar 84 anos no próximo dia 13, o ex-presidente cubano retornou à vida pública do país há exatamente um mês, quando visitou o Centro Nacional de Pesquisas Científicas.

Em nenhuma de suas recentes aparições Fidel comentou assuntos de política interna. Ele também ainda não tinha sido visto junto a Raúl desde que voltou à vida pública.

Veja as fotos Mais notícias de América Latina »

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Fidel Castro participa de reunião política no Parlamento cubano, em Havana, pela primeira vez em 4 anos



Foto: Reuters

Fidel reapareceu utilizando o seu tradicional uniforma militar verde-oliva



Foto: Reuters

Fidel Castro chega ao Parlamento cubano neste sábado



Foto: AP

De pé, Fidel leu durante aproximadamente 10 minutos o seu discurso



Foto: Reuters

Em seu discurso, Fidel voltou a alertar sobre os perigos de uma guerra nuclear

No comments: