BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, July 13, 2010

Japão financia estudo para melhorar porto de Nacala, Moçambique

Um estudo para determinar as acções a tomar para melhorar a presente capacidade e funcionamento do porto de Nacala, no Corredor de Desenvolvimento de Nacala, província de Nampula, foi já lançado, informou o administrador executivo da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (Cfm).
No decurso dos trabalhos do Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações, que decorreram em Inhassoro, província de Inhambane, Adelino Mesquita precisou que o estudo, que conta com financiamento do Japão, decorre das dificuldades de manuseamento de grandes volumes de carga com que o porto de Nacala presentemente se debate.
Adelino Mesquita disse que o estudo, que deverá levar dois anos, visa aumentar a eficiência e capacidade de manuseamento de carga, bem como indicar as modalidades mais vantajosas nas terminais escolhidas pelos investidores para o escoamento de carga, nomeadamente minerais.


O administrador da estatal Cfm não precisou o montante de investimento necessário para melhorar o funcionamento daquele porto tendo-se limitado a dizer que serão necessárias avultadas somas de dinheiro, tendo em conta as propostas dos projectos para a exploração mineira que estão à espera da melhoria daquela instalação portuária.
Adelino Mesquita revelou, por outro lado, que a linha de Sena, no Corredor da Beira, será entregue em Setembro próximo, estando em curso neste momento os trabalhos de acabamento, que compreendem a construção de três pequenas pontes, abertura de aquedutos, regulação de balastro, bem como a soldadura de carris numa extensão de 15 quilómetros.
O XXVIII Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações encerrou com a aprovação do plano de actividades para o próximo ano e do respectivo orçamento. Macauhub – 12.07.2010
Poderá também gostar de:

No comments: