BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, July 9, 2010

Dez toneladas de pedras preciosas e semi-preciosas vão ser vendidas em hasta pública em Moçambique

Dez toneladas de pedras preciosas e semi-preciosas, nomeadamente rubis, turmalinas e esmeraldas, apreendidas em Moçambique vão ser vendidas em hasta pública, na capital Maputo, informou quarta-feira o director executivo do Fundo de Fomento Mineiro.
Citado pelo diário Notícias, de Maputo, Abduremane Machon disse que as pedras, cuja venda será efectuada em lotes, foram apreendidas pela polícia e pelos fiscais das alfândegas e do Fundo de Fomento Mineiro em diversas locais do país quando iam ser contrabandeadas para o estrangeiro.
A exploração mineira em Moçambique tem vindo, nos últimos anos, a atrair operadores de diversos pontos do mundo, com destaque para pessoas oriundas dos Grandes Lagos, algumas das quais se dedicam, em associação com nacionais, à extracção e tráfico ilegal de recursos naturais.


Abduremane Machon adiantou que o primeiro lote será constituído por espécies de rubis, nomeadamente gemas, semigemas, cabuchão e corundo, totalizando mais de 8,7 toneladas.
O segundo será composto por turmalinas gema e turmalina diversa com 498,4 quilogramas, o terceiro integrará granadas (rodolite, espartite e hessonite) com 359,2 quilogramas, o quarto será de quartzo róseo, com 232,50 quilos, o quinto será de esmeraldas, com 321,8 quilogramas e o último lote será constituído por água-marinha e berilo com 66 quilos.
De acordo com as informações avançadas, pessoas ou instituições interessadas poderão apresentar as suas propostas em carta fechada, estando a sua abertura prevista para 29 de Julho.
O Fundo de Fomento Mineiro é uma instituição pública de apoio e assistência financeira a acções que visem o incremento da exploração mineira de pequena escala e artesanal e do aproveitamento e valorização dos respectivos produtos. Macauhub – 08.07.2010

No comments: