BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, June 11, 2010

Moçambique é o segundo país mais seguro em África

Com o ambiente de paz a degradar-se em todo o mundo, apesar de haver menos conflitos armados, Moçambique é o Segundo país mais seguro em África, de acordo com um documento do Índice de Paz Global (GPI), divulgado na passada terça-feira.
Elaborado pelo centro de estudos Instituto para a Economia e Paz, a partir de dados compilados pela Economist Intelligence Unit, o estudo classifica os países consoante 23 indicadores como o nível de gastos militares ou relações com os países vizinhos, mas também a taxa de homicídios ou crimes violentos.
África foi a região do mundo que mais melhorou, e Moçambique surge como segundo país mais pacífico no continente e no 47.º lugar geral. Angola ocupa a 86ª posição no ranking de 149 países que não inclui Guiné-Bissau, Timor-Leste ou Cabo Verde.
A América Latina foi penalizada por uma subida de homicídios e crimes violentos, com o Brasil dentro da média da região, em 83.º lugar. Atrás ficam os Estados Unidos, na 85.ª posição.


Na quarta edição deste estudo, o Iraque é considerado o país mais violento, seguido da Somália e Afeganistão, enquanto a Nova Zelândia é o mais pacífico, pelo segundo ano consecutivo, à frente da Islândia e do Japão.
O mundo, refere o painel de académicos responsável pela análise, enfrenta actualmente um conjunto de grandes desafios que incluem a gestão económica, sustentabilidade ambiental e também social, e as instituições mostram falta de «habilidade» para os resolver.
«Isto pode ser visto no colapso da discussão de Copenhaga sobre alterações climáticas, crescimento da dívida dos sectores públicos e privado, falta de regulação dos aspectos especulativos do sistema financeiro ou mesmo a nossa incapacidade para articular bons modelos capitalistas que não se baseiem totalmente no consumo», adiantam os autores.
De acordo com o estudo, a situação financeira resultante de grandes défices estruturais gera instabilidade política e possibilidade de manifestações violentas e até conflitos.
Desde a primeira edição do estudo, em 2007, o mundo tornou-se «ligeiramente menos pacífico», e isso coincidiu com a crise financeira global, notam.
Os indicadores que mais penalizaram foram os de sofisticação militar, relações com países vizinhos, número de mortes resultantes de conflitos internos organizados, de homicídios e de conflitos internos e externos.
RM – 10.06.2010

No comments: