BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, June 10, 2010

FORMALIZADA A CRIAÇÃO DO BANCO LUSO-MOÇAMBICANO DE INVESTIMENTOS

Adriano Maleiane para PCA
O antigo Governador do Banco de Moçambique (BM), Adriano Maleiane, deverá ocupar o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco Luso-Moçambicano de Investimentos, SA, cuja formalização deverá ser feita dentro de dias em Maputo.
Os preparativos desse passo estão muito adiantados, esperando-se que tudo seja ultimado com a chegada, esta sexta-feira, à capital moçambicana, de uma importante comitiva do Governo de Portugal, liderada pelo Ministro das Finanças de Portugal, Teixeira dos Santos.

Dos Santos faz-se acompanhar pelo Presidente da Caixa Geral de Depósitos, um dos principais accionistas (48%) no Banco Luso-Moçambicano de Investimentos,
SA, que terá um capital social nominal de 366 milhões de euros (cerca de USD500 milhões).

O IGEPE, que neste processo representa o Estado moçambicano, terá, igualmente, 48% do capital social e os remanescentes dois porcento estarão na posse do ascendente Banco Comercial de Investimentos (BCI).
Maleiane é actualmente PCA do Grupo Visabeira em Moçambique. A CGD é
accionista do Grupo Visabeira em Portugal.
Ao que apurámos, para membros de outros órgãos sociais serão indicados António Morgado Sumbana, filho do actual Ministro na Presidência para
Casa Civil, e Daniel Gabriel Tembe, antigo PCA do IGEPE, para Presidente
da Mesa da Assembleia Geral.
Os nomes da parte portuguesa serão anunciados oficialmente na sexta-feira, quando após a escritura se realizar a AG e nela forem formalmente eleitos mais indivíduos.
CORREIO DA MANHÃ – 09.06.201

No comments: