BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, May 27, 2010

Revisão da Lei Eleitoral: Renamo abandona debate no Parlamento


A RENAMO abandonou ontem o debate parlamentar sobre o projecto de resolução que mandata a Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social da Assembleia da República para rever a legislação eleitoral. A Frelimo e o MDM consideraram pertinente a resolução, repudiaram a atitude da bancada da Renamo e votaram a favor do instrumento.

Maputo, Quinta-Feira, 27 de Maio de 2010:: Notícias
Segundo a resolução, a Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social deverá submeter à VI Sessão Ordinária da Comissão Permanente da Assembleia da República, a ter lugar na primeira semana de Agosto, as propostas dos prazos e termos de referência da legislação a rever.

Ainda segundo aquele instrumento, a Comissão deverá ainda submeter em cada sessão da AR o relatório do trabalho por si realizado.

A bancada parlamentar da Renamo pretendia que a competência de se rever a legislação eleitoral fosse atribuída a uma comissão “ad hoc” da Assembleia da República. Porém, a experiência da última legislatura mostra que a comissão “ad hoc” de revisão da legislação eleitoral não conseguiu, em cerca de 18 meses, criar condições necessárias e favoráveis à revisão. Interferências negativas da Renamo durante o processo influenciaram sobremaneira para que a revisão da Lei Eleitoral não fosse votada por consenso.

Apercebendo-se das manobras da Renamo, a bancada parlamentar da Frelimo decidiu, por maioria de voto, remeter a responsabilidade de revisão da legislação eleitoral à então Comissão da Agricultura, Desenvolvimento Regional, Administração Pública e Poder Local.

Aliás, numa intervenção que reflectiu a posição da bancada parlamentar da Frelimo, o deputado Jaime Neto afirmou que a maioria na Assembleia da República reconheceu, quando da abertura solene da Primeira Sessão Ordinária do órgão legislativo, a urgência de se proceder à revisão da legislação eleitoral, porquanto os intervenientes no processo eleitoral acharam a necessidade de ajustá-la à realidade do país.

Segundo Jaime Neto, a Assembleia da República possui recordações amargas de criação duma comissão “ad hoc” que foi declarada inoperacional pelo plenário, que atribuiu responsabilidades à então Comissão da Agricultura, Desenvolvimento Regional, Administração Pública e Poder Local. Acrescentou que a Lei Eleitoral não foi aprovada por consenso pelo plenário da AR não porque tivessem prevalecido muitas divergências aquando dos debates na comissão, mas e sobretudo por interferências negativas que foram feitas pela Renamo.

Jaime Neto afirmou ainda que a Renamo votou contra a aprovação do pacote eleitoral porque queria eternizar o não acesso ao Parlamento de outros partidos políticos, insistindo na manutenção da barreira dos cinco porcento.

Enquanto isso, o deputado Francisco Machambisse, da bancada parlamentar da Renamo, e numa intervenção antes do abandono da sessão, afirmou que a “perdiz” tem a consciência plena da pertinência e delicadeza típica que caracteriza o processo de revisão da legislação eleitoral, sem pôr de lado o empenho e tecnicidade que se exige dos membros integrantes da comissão, daí que discorda que matérias de natureza eleitoral sejam discutidas e revistas numa comissão especializada onde as regras de funcionamento obedecem o princípio de maioria simples.

Por seu turno, a bancada do MDM, através do seu porta-voz, José de Sousa, sugeriu que antes da apresentação ao plenário o anteprojecto de revisão da legislação eleitoral fosse apresentado na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade. Aliás, como regra da Casa, todos os dispositivos a serem apreciados na Assembleia da República devem ser apreciados por aquela Comissão.

Falando ao “Notícias” no final da sessão, o porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo, Damião José, repudiou a atitude da bancada da Renamo, considerando-a irresponsável e sinal de que a “perdiz” não está interessada em rever a legislação eleitoral. Damião José disse que as bancadas parlamentares da Frelimo e do MDM votaram a favor, porque estão cientes da pertinência da revisão, que responde às observações e recomendações feitas pelo Conselho Constitucional.

Ainda ontem, a Assembleia da República aprovou, por consenso, o seu programa de actividades e com o voto maioritário e do MDM o respectivo orçamento para 2010.

Hoje encerra a I Sessão Ordinária da AR na presente legislatura.

No comments: