BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, May 27, 2010

ANO DE 2009 2009: Mais cidadãos portugueses trabalharam em Moçambique

O Ministério do Traba lho(MITRAB) emitiu, durante o ano de 2009, um total de 9.753 vistos de trabalho a cidadãos de várias nacionalidades que pediram para trabalhar em Moçambique, tendo daquele número, mais de quatro mil cidadãos sido de nacionalidade portuguesa.
Conforme fonte do MITRB, o maior número foi para os de nacionalidade portuguesa, com a cifra de 1.458 com emprego em Moçambique, isto é, uma subida de 14.95% em relação ao ano 2008, seguindo-se de sul-africanos com 1.330 pedidos aceites para trabalharem no nosso país, subida de 13.64%, a Índia com 1.153 cidadãos, o correspondente a uma subida de 11.82%.
O ano de 2009 registou ainda uma subida considerável de cidadãos estrangeiros que vieram trabalhar em Moçambique (9.753), relativamente ao ano anterior, em que o Ministério do Trabalho passou apenas 6.916 vistos.

VISTO PARA PORTUGAL
Se em contrapartida, Moçambique emitiu um total de 1.458 para trabalhadores portugueses que laboraram no país, o mesmo já não acontece com cidadãos moçambicanos que querem dirigir-se àquele país europeu para tratar de vários
assuntos de natureza laboral e mesmo de índole estudantil.
Segundo relatam as nossas fontes, conseguir um visto para Portugal constitui uma miragem pois, de acordo com um cidadão há mais de dois meses à espera do visto para aquele país, “o nosso Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação(MNEC) devia entar mecanismo para que o visto para aquele país não seja um bicho de sete cabeças”.
Mais, “as coisas andam bem ao nível superior mas, cá em baixo o cidadão pacato sofre para conseguir um visto para Portugal”, desabafou um cidadão que pediu anonimato por achar que o seu nome pode circular nas chancelarias estrangeiras.
Um cidadão ainda retorquiu: “os nossos governantes deviam vestir a pele de muitos moçambicanos que desesperadamente tentam em vão entrar em Portugal que, devido ao processo burocrático na tramitação do visto não é possível; aquilo é uma humilhação e como Nação, os nossos dirigentes não devem permitir”, ou melhor, “não estou a pedir que os portugueses não entram no país mas, deve haver uma igualdade no tratamento para o bem de todos”.
Por exemplo, uma outra fonte questionou: “se o MITRAB passou acima de mil vistos para portugueses e quantos foram passados para os moçambicanos? Acredito que nem cem chegam”.
Para muitas das nossas fontes, o dossier dos vistos é tão importante e que urgentemente devia merecer um tratamento especial pelos governantes dos dois países, isto visando a valorização das relações bilaterais existentes”, ou melhor, “a nossa diplomacia não tem sido contundente no tratamento deste assunto tão sensível para as duas Nações.
I TRIMESTRE
Entretanto, quando ao 1º Trimestre de 2010, o MITRAB autorizou 2.717 trabalhadores estrangeiros e, um total de 1.146 vistos de trabalhadores estrangeiros caducaram nesse mesmo período.
Ainda neste espaço de tempo, o mercado laboral moçambicano absorveu mais trabalhadores sul-africanos, com o número de 404, portugueses (319), indianos (257) e britânicos (100) autorizados, ficando o restante distribuído nas outras nacionalidades.
Recordar que outros sectores que mais absorveram a mão-de-obra estrangeira no período em referência foram os de actividades não financeiras, com um total de 1.060, seguindo-se os da indústria de extracção mineira com 341 vistos de trabalho emitidos, construção civil (171) e agricultura (136), respectivamente.
(V.M)
VERTICAL – 27.05.2010

No comments: