BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, May 19, 2010

Fabrica de cervejas de Nampula traz beneficios

Fabrica de cervejas de Nampula traz beneficios
Escrito por Correio da Manha Quarta, 19 Maio 2010 11:05
0
diggs
digg



A inauguração, na terça-feira, na cidade de Nampula, da nova fábrica da empresa CDM - Cervejas de Moçambique SA representa uma parceria que se transformou na “levedura que fez fermentar o compromisso de juntos caminharmos até este ponto e depois continuarmos, lado a lado, na etapa subsequente da operação desta unidade fabril”, segundo disse o Presidente da República.

Dirigindo-se aos perto de 300 convidados que participaram na cerimónia inaugural desta terceira fábrica de cervejas da CDM (depois de Maputo e Beira), Armando Emílio Guebuza acrescentou que outros sectores se irão beneficiar com este novo investimento, entre os quais o sector hoteleiro e similar, transportes, entre outros. Por sua vez, Mark Bowman, director-geral da SABMiller, accionista principal da CDM, referiu ter sido escolhida a cidade de Nampula por a sua empresa acreditar no crescimento desta urbe, também chamada capital do Norte.

Revelou, na ocasião, a oferta de 100 000 dólares norte-americanos em apoio à área da saúde pública, através do governo provincial de Nampula. Segundo foi revelado na ocasião, os accionistas da CDM despenderam um total de 65 milhões de dólares norte-americanos na edificação de raiz e apetrechamento desta nova e imponente unidade fabril, com grande parte dos equipamentos, de origem alemã, robotizada. A nova fábrica da CDM emprega directamente 131 moçambicanos e, de forma indirecta, vai proporcionar rendimentos a outras 10 mil pessoas, entre revendedores e outros intervenientes na cadeia de distribuição e consumo nas províncias do Norte do país, nomeadamente Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

A fábrica de Nampula tem uma capacidade anual de produzir 430 mil hectolitros de cerveja, o que corresponde a 6,5 milhões de caixas por ano. Na área de enchimento, existe uma linha de garrafas com capacidade para produzir 2000 caixas de cerveja por hora, e uma linha de barris com capacidade de 30 barris por hora. Esta nova unidade fabril da CDM em Nampula produz actualmente cerveja em garrafa das marcas Manica, 2M e Laurentina Preta e a nível de barris a 2M e a Laurentina Preta, que estão a ser distribuídas para o mercado a nível do Norte do país, para além da província central da Zambézia.

A Presidente do Conselho de Administração da CDM, Izidora Faztudo, disse ainda à margem da cerimónia que a existência desta fábrica, para além do contributo para a diminuição da pobreza através da criação de novos postos de trabalho e geração de rendimentos aos intervenientes na distribuição, vai igualmente proporcionar ao Estado maior colecta de impostos, o que significa construção de mais escolas e hospitais para o país.


Escrito por Correio da Manha Quarta, 19 Maio 2010 11:05

--------------------------------------------------------------------------------

No comments: