BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Sunday, May 2, 2010

Arranca extracção de carvão em Tete



INICIA no terceiro trimestre deste ano, a primeira extracção do carvão mineral de Moatize e de Benga, cujas áreas foram concessionadas às empresas Vale e Riversdale Moçambique. Maputo, Segunda-Feira, 3 de Maio de 2010:: Notícias
Segundo garantia dada há dias pelo director nacional-adjunto de Minas, Obede Matine, com o arranque das operações mineiras, as primeiras exportações de carvão vão ocorrer, no máximo, até ao segundo semestres de 2011.

No caso específico da Riversdale, o início das operações extractivas este ano constitui uma antecipação do programa inicialmente estabelecido pela empresa, que indicava 2011 como ano do início da actividade. A companhia justifica esta antecipação com a necessidade de responder a uma série de solicitações que tem vindo a receber por parte dos potenciais consumidores do carvão.

Em Benga, área concessionada à Riversdale, existem segundo os dados até aqui conhecidos, reservas que totalizam 4,4 biliões de toneladas, enquanto que Moatize, na área concessionada à Vale Moçambique, estão disponíveis cerca de dois biliões de toneladas.

Obede Matine sublinhou que ainda em Moatize existem neste momento, mais três outras companhias a executarem estudos de viabilidade económica, nomeadamente a ETA Star, a Zambeze Energy e a ETA Recursos, sendo que as reservas até aqui conhecidas totalizam nestas áreas, cerca de 975 milhões de toneladas de carvão mineral.

Caso os estudos se mostrem viáveis, as três companhias poderão também entrar em operações num período de três a quatro anos, segundo estimativas da nossa fonte.

“É preciso dizer que estes são os últimos números que foram entregues pelas companhias ao Governo. Em relação à Vale, ela tem uma concessão mineira válida por 35 anos e pensa produzir, anualmente, cerca de 26 milhões de toneladas que depois terão que ser processados”.

Do processamento, segundo a nossa fonte, vai sair o carvão térmico e o carvão metalúrgico. O térmico será na ordem de dois milhões de toneladas e o carvão metalúrgico na ordem de 8.6 milhões de toneladas que serão destinados à exportação.

Já em termos de carvão de Benga, a fonte explicou que a Riversdale Moçambique projecta uma produção na ordem dos 20 milhões de toneladas, que processados vão resultar em cerca de seis milhões de toneladas de carvão metalúrgico por ano e dois milhões de toneladas de carvão térmico.

Resultará, igualmente, o chamado carvão doméstico, ou seja, que não tem qualidade para exportação, na ordem de 4 milhões de toneladas que podem ser usados para as centrais térmicas.

A nossa fonte garantiu que em relação à Vale, os processos produtivos estão a seguir o calendário normal inicialmente estabelecido pela empresa, decorrendo todo um processo de preparos que visam dar lugar às primeiras extracções no final do ano em curso.

No comments: