BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, April 27, 2010

Agentes da PRM abandonados em casa de Dhlakama

Por Nelson de Carvalho, em Nampula

Agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) responsáveis pela guarnição e controlo dos movimentos do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na cidade de Nampula, andam agastados com as suas chefias devido ao estado de abandono em que estão votados.

Falando sob anonimato à reportagem do SAVANA, aque­les elementos disseram que a única coisa que as suas chefias fizeram foi abrir um posto de controlo junto à residência do Afonso Dhlakama naquela urbe. No referido centro não há condições mínimas para um ser humano efectuar a sua jornada laboral.

Contam os nossos informa­dores que o posto de controlo foi montado há mais de um ano mas, até momento, não foram criadas condições mínimas para os agentes fazer o seu trabalho.

Não há abrigo para se defender do sol ou chuva, casas de banho, água potável e a alimentação é precária. Neste período em que estão naquele local, o menú não passa de caril de peixe seco ou carapau com farinha de milho.

Ademais, os próprios agen­tes é que confeccionam os alimentos apesar de não pos­suírem condições para tal.

A preparação de alimentos concretiza-se devido à genero­sidade dos gestores do centro de pesquisa Konrad Adenauer, que, no acto de caridade, emprestam as suas infra-estruturas.

A informação que têm das suas chefias é de que estão ali para guarnecer o líder da Renamo na qualidade de alta individualidade já que é membro do Conselho de Estado. Contu­do, o que eles sabem é que na PRM existe uma força especial que se dedica à protecção de altas personalidades e as condições de trabalho dessa força são boas.

No posto de controlo monta­do nas redondezas do imóvel de Dhlakama, a força destacada é mista, ou seja, incorpora elementos da Policia de Protec­ção (PP), Intervenção Rápida (FIR), Serviços de Informação e Segurança de Estado (SISE) e de Trânsito (PT). Nenhum elemento da FPAI (Força de Protecção de Altas Individua­lidades) está lá presente.

O S SAVANA soube de um dos elementos ali afectos que do Comando Provincial recebem farinha de milho, papahi (peixe seco) e carapau. Nenhum meio é canalizado para a confecção de alimentos cabendo a respon­sabilidade aos agentes.

Outro agente disse-nos que além da qualidade da comida que é precária, naquele posto falta água para beber ou higiene pessoal, e muito menos um lugar seguro para se esconderem da chuva ou sol.

“Agradecia que fosse trans­ferido para um distrito do que viver naquelas condições”, desabafou.

Um outro agente classificou a atitude como verdadeira violação dos direitos humanos.

A polícia está preparada para trabalhar em condições pre­cárias

Em contacto com a reporta­gem do SAVANA, Orlando Mudumane, porta-voz da PRM em Nampula, disse que ninguém esperava que Afonso Dhlakama fixasse a sua residência naquela urbe.

“Tudo o que se fez foi improviso e os agentes estão ciente disso”, precisou.

Segundo o porta-voz, aquele não é o único posto montado naquelas condições.

“Tendo como missão garantir a ordem e tranquilidade pública, em todo local onde haver perigo, coloca-se sempre um posto fixo e não se monta abrigos”, acres­centou.

Avançou que os elementos afectos àquele posto nem precisam de tendas porque estão de prontidão e aptos a agir em caso de qualquer desmando dos homens da Renamo.

Cerco a Dhlakama mantêm-se

A PRM vai continuar a con­trolar o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, enquanto este con­tinuar naquela parcela do país.

Segundo Mudumane, a sua corporação está para garantir ordem e tranquilidade públicas incluindo a protecção de ci­dadãos sendo que Afonso Dhlakama não é excepção.

Avança referindo que a outra razão que faz com que a polícia esteja em quarentena naquele local é o facto dos seguranças do líder da Renamo estarem na posse de armas de fogo te­mendo-se que aterrorizarem a população circunvizinha.

O porta-voz da policia da PRM na província de Nampula avançou que a sua corporação está preparada para guarnecer e seguir o líder da Renamo, enquanto residir na cidade de Nampula. Aliás, fez crer que os passos dados por Dhlakama, quer da cidade para os distritos da província de Nampula, assim para outros pontos do mundo partindo daquela urbe, são controlados pela Policia.

Aquele membro sénior da policia na província de Nampula, afiançou-nos que todas as saídas do líder da Renamo são conhecidas a partir de algumas pessoas de confiança dentro da perdiz, que facultam a infor­mação a policia em Nampula.

Questionamos ao porta-voz da PRM em Nampula, se o posicionamento de três postos de controlo ao redor da casa de Dhlakama não pode ser inter­pretado como privação da liberdade, Madumane mini­mizou, precisando que apenas trata-se de uma medida de segurança.

SAVANA – 23.04.2010

No comments: