Em Nampula
Mulheres de partidos políticos dominam festejos do “8 de Março” em Nampula
A visita das mulheres da Renamo ao seu líder agitou as forças policiais na Cidade de Nampula. Quando elas se dirigiram a casa do seu presidente, membros da polícia que sitiam a residência de Afonso Dhlakama sentiram-se apavorados, pensando que fosse o início da mais esperada manifestação pública da Renamo, de repúdio dos resultados das eleições de 28 de Outubro do ano passado e do regime do partido Frelimo.
Nampula (Canalmoz) – Mulheres filiadas em diferentes partidos políticos saíram às ruas da cidade de Nampula, para festejar o dia 8 de Março, consagrado como Dia Internacional da Mulher. Mulheres que são militantes da Frelimo, da Renamo e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) juntaram-se em grupos separados, e cada um à sua maneira.
A Organização da Mulher Moçambique (OMM) – que congrega militantes da Frelimo, e que tem representação imposta na Função Pública –, a Liga Feminina da Renamo e a ala feminina do MDM reuniram, cada qual, as suas condições para comemorar, trajando vestes que condizem com as suas formações políticas.
A OMM, por exemplo, compareceu nas cerimónias oficiais do Governo. Aderiu à deposição da coroa de flores na Praça dos Heróis, e, em seguida, foi-se dispersando em grupos reduzidos, para festejar nas ruas.
Liga Feminina da Renamo visita Dhlakama
As mulheres da Liga Feminina da Renamo aproveitaram o dia para fazer uma visita ao presidente do seu partido, Afonso Dhlakama, que reside na cidade de Nampula. Elas aproveitaram a data para saudarem o líder do seu partido, pelos esforços que tem vindo a empreender para o bem-estar da “Perdiz” e dos moçambicanos.
Um dado a destacar é que a visita das mulheres da Renamo ao seu líder agitou as forças policiais. Quando elas se dirigiram a casa do seu presidente, membros da polícia que sitiam a residência de Afonso Dhlakama sentiram-se apavorados, pensando que fosse o início da mais esperada manifestação pública da Renamo, de repúdio dos resultados das eleições de 28 de Outubro do ano passado e do regime do partido Frelimo.
Por sua vez, as mulheres que constituem a força feminina do MDM desfilavam numa viatura pelas ruas da cidade de Nampula, empunhando a bandeira do “Galo”. Pouco se soube sobre o seu destino após o desfile.
A verdade é que, pelo menos neste ano, as mulheres aderiram ao “8 de Março”.
(Aunício da Silva)
2010-03-09 05:57:00
No comments:
Post a Comment