BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, March 20, 2010

Joaquim Chissano: Democracia é fazer distribuição equitativa da riqueza”



Joaquim Chissano, ex-Presidente da República
“Podemos votar todos os dias, mas se não houver oportunidade para que outras pessoas contribuam com as suas ideias para o desenvolvimento, não haverá democracia” – Joaquim Chissano
O antigo chefe do Estado moçambicano, Joaquim Chissano, disse que a democracia, propriamente dita, não passa apenas pela criação e aplicação de leis, mas também pela participação conjunta na implementação das mesmas, o que, segundo ele, influi na distribuição equitativa da riqueza comum. Para Chissano, não se pode falar de democracia enquanto a distribuição da riqueza for deficiente, ou, ainda, enquanto a execução das leis for apenas para alguns.
Chissano diz que a democracia não se resume apenas em as pessoas irem às urnas em massa, a fim de votarem, porque, segundo ele, em muitos países vota-se, mas, na verdade, esses países não são democráticos.
O antigo Presidente da República fez estas declarações, ontem, na cidade de Maputo, quando se dirigia a estudantes e membros do Governo, no fim de uma palestra bastante concorrida, que teve como orador principal o empresário Mo Ibrahim, que é presidente de uma fundação com o seu nome.
Na óptica de Chissano, a democracia significa criação de oportunidades para que cada indivíduo possa contribuir com as suas ideias para o desenvolvimento, pois a ideia real da democracia é a participação conjunta.
Chissano faz essas declarações numa altura em que o sistema democrático moçambicano é motivo de debate, exactamente devido à falta de abertura para que outros moçambicanos participem no processo político.


(Matias Guente)


Fonte: CanalMoz - 16.03.2010

No comments: