BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, February 15, 2010

Dentro de dias será conhecido secretário-geral do MDM




Cinco candidatos concorrem ao cargo, incluindo uma mulher. Mas fora a eleição do secretário-geral, o partido de Daviz Simango tem a dura missão de eleger novos membros da Comissão Política.

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), liderado por Daviz Simango, está sem secretário-geral, desde a saída de José de Sousa.Assim, esta formação política, para solucionar este problema, vai, entre os dias 20 e 21 do mês em curso, realizar a reunião de quadros, onde para além da eleição do secretário-geral (SG) vai discutir questões relativas aos métodos que poderão ser usados com vista a alcançar resultados satisfatórios nos próximos pleitos eleitorais.

Assim, o presidente do MDM, Daviz Simago, falando ao “O País”, referiu que será realizada uma reunião alargada que não só elegerá o secretário-geral, como também será um momento de restruturação do partido, para dar um novo dinamismo ao funcionamento dos órgão que foram criados para solidificar o MDM.

“Nós estivemos numa comissão política alargada, mas no mês passado avaliamos o processo eleitoral, onde vimos o desempenho do partido durante o período em alusão. Fizemos igualmente uma radiografia geral da situação política interna, e a recomendação que nós tivemos é de que havia necessidade de restruturar o partido a todos os níveis”, disse Simango Daviz Simango disse ainda que “queremos na reunião que os nossos quadros ao nível da Assembleia da República, bem como nas assembleias provinciais, possam conhecer o seu regimento interno, desde o funcionamento até à estrutura das nossas bases. Esse é um desafio, mas também queremos dar uma base política sólida aos nossos membros, tendo como base aquilo que nós apresentámos aos moçambicanos, dando propostas alternativas à acção governativa”.

Refira-se que concorrem para o cargo de secretário-geral cinco membros da Comissão Política do MDM, ora destituída, dos quais uma mulher. Quanto aos nomes, Daviz Simango excusou-se a revelá-los, mas garante que todos os concorrentes têm altas capacidades para responder aos desafios do partido.

NOVA COMISSÃO POLÍTICA

O líder do MDM excusou-se também a revelar os nomes dos que poderão ficar definitivamente fora da nova Comissão Política, assumindo apenas que haverá mudanças, apesar de não serem de vulto, dado que maior parte dos membros da anterior comissão vão transitar.

Contudo, as mudanças na esperada reunião de quadros poderão atingir igualmente os delegados políticos provinciais. Por exemplo, de acordo com Daviz Simango, Gaza está sem delegado, na sequência do actual estar a residir em Maputo, facto que obrigará a escolha de um novo delegado político para a província tida como de domínio total da Frelimo.

RELAÇÃO COM O GOVERNO

Se, por um lado, Simango defende a ideia de um relacionamento harmonioso com o Governo, por outro, defende o pressuposto de que o Governo deve ter a capacidade de diálogo, pois “o MDM está preparado para contribuir no progresso do país”. Mais: “Nós queremos chegar ao Governo, como MDM, e propormos alternativas e críticas construtivas, e vermos se realmente o governo leva em conta ou não”, disse.

O PAÍS – 12.02.2010

No comments: