BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, January 18, 2010

Reuniões da Renamo vigiadas pela Força de Intervenção Rápida

Cidade de Nampula

Blindados envolvidos na apertada operação contra Afonso Dhlakama

A “prisão domiciliária” a que tem estado sujeito o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, aqui na cidade de Nampula, não o deixa livre. Ele desloca-se e cada passo que ele efectua para fora da sua residência é acompanhado por forte dispositivo policial. As reuniões dos membros da Renamo aqui em Nampula são guarnecidas pelos agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) e da Polícia Militar (PM). O caso mais recente deu-se durante o encontro da Comissão Política da Renamo realizado semana passada nas instalações da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nampula. Um forte aparato policial foi destacado para vigiar o local enquanto decorria a reunião.

A Faculdade de Direito da UCM, na cidade de Nampula, esteve sob forte vigia da FIR, da Polícia de Protecção (PP), e da PM por ter acolhido uma reunião do partido Renamo, alargada aos deputados eleitos a 28 de Outubro último e quadros seniores da perdiz, desde a última terça-feira.

Segundo constatou a nossa reportagem no local, a comitiva foi acompanhada por cerca de duas dezenas de agentes da FIR (Força de Intervenção Rápida). Estava também presente um número considerável de membros da Polícia de Protecção (PP) e Polícia de Trânsito (PT), munidos de material militar de alto nível. Uma viatura blindada estava estacionada no local e uma outra fazia ronda na zona onde decorria a reunião.

Até às 16 horas da última quinta-feira tudo ainda estava calmo mas a tensão crescia a cada instante.

Homens da PRM tentavam a todo o custo saber pormenores da agenda da reunião.

Uma fonte do Canalmoz, nas hostes policiais, avançou que “esta oportunidade é única para descobrirmos o que exactamente está a tramar Dhlakama, sobretudo em que fase se encontra a preparação da manifestação”.

Ambiente de guerra

A faixa onde se localiza a Faculdade de Direito da UCM, que acolheu a reunião da Renamo fica mesmo no cruzamento entre a Av. 25 de Setembro e a Rua de Moma, mesmo defronte das instalações da Polícia de Investigação Criminal (PIC) da Direcção Provincial da Indústria e Comércio e do Balcão de Atendimento Único (BAU).

A zona é muito frequentada por existirem ali duas faculdades e uma universidade, uma estância hoteleira, a Sé Catedral de Nampula e a 1ª Esquadra da PRM em Nampula.

Os cidadãos temem em passar por aquela zona. Agentes da FIR e da guarda pessoal do líder da Renamo estão frente a frente.

Enquanto observávamos o local, um munícipe interpelou-nos. “Ainda andam atrás destes tipos. Não tens medo?!” (…) “Força denunciem tudo o que estes tipos andam a fazer. Estão a abusar da consciência deste humilde povo”. (Aunício da Silva)

No comments: