BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, June 15, 2009

O Desmoronar da Renamo

Escrito por Machado da Graça
Sexta, 12 Junho 2009 11:29
A questão do Congresso da Renamo deixou, há muito, de ser um assunto sério de política nacional para cair no domínio da anedota mais desbragada.
Só mesmo os dirigentes daquele partido é que parecem não se aperceber disso, inventando, de cada vez que adiam o encontro, novas desculpas, ainda mais esfarrapadas do que as anteriores.
Depois da ocupação de todas as infraestruturas de Nampula pela Frelimo, nas datas previstas para o congresso, agora é o início do recenseamento eleitoral que serve de pretexto. O que tem uma coisa a ver com a outra, ninguém sabe explicar claramente. Pelo menos o senhor Mazanga, porta-voz da Renamo, não foi capaz de o fazer cabalmente aos microfones da Rádio Moçambique, acabando a meter os pés pelas mãos.

O certo é que o congresso foi, de novo, adiado, sem sequer haver nova data prevista.
O mesmo Mazanga que, não há muito, tinha dito que ele teria que se realizar sem falta antes de 15 de Junho, agora já diz que esse assunto não interessa ao grande público, sendo mera preocupação dos militantes do seu partido.
Eu concordaria com ele e diria mesmo mais: como os militantes da Renamo são cada vez menos, o problema é cada vez menor. E como a diminuição do número dos militantes parece estar a ser a grande velocidade, o problema irá desaparecer, naturalmente, a curtíssimo prazo.
Alguns leitores poderão pensar que eu acho isso uma coisa boa, mas estão enganados.
Nunca fui simpatizante da Renamo, mas acredito que é necessária a existência de uma oposição forte no país, sob pena de voltarmos a cair numa situação de partido único.
E a crescente fraqueza e incapacidade da Renamo tem-nos vindo e empurrar para essa sombria situação. Nós, os que vivemos no sistema monopartidário, vamos reconhecendo os sintomas que regressam.
No Parlamento a situação é cada vez mais desoladora. Como se tivesse quadros para dar e para vender, a Renamo declarou que não mais continuaria com a sua aliança com outras forças políticas na União Eleitoral. E isso remeteu ao silêncio deputados como, por exemplo, Máximo Dias, que se destacava por levar àquela sala algum bom senso e cultura política.
Agora, depois do descalabro das autárquicas na Beira e da formação do Movimento Democrático Moçambicano, de Daviz Simango, foi a debandada de toda a camada pensante da Renamo.
A própria Maria Moreno, que tinha conseguido dar uma nova cara à bancada parlamentar daquele partido, mais interventiva e menos espalhafatosa, já está de malas aviadas para se juntar ao MDM.
E, com o chão a desfazer-se debaixo dos seus pés, Afonso Dhlakama não consegue saber, sequer, quem convidar para o congresso, sem se arriscar a ver os congressistas a sairem a meio para se irem inscrever no MDM.
Quando estava a meio deste texto recebi a notícia dos distúrbios, em Nacala, aparentemente provocados dor gente da Renamo contra Daviz Simango.
A serem verdade estas notícias a situação é gravíssima.
Parece não haver dúvidas que os elementos que provocaram a desordem e dispararam contra o carro em que deveria estar Daviz Simango eram gente da Renamo, chefiados por um deputado daquela formação política.
Não se sabe como, a arma que esses elementos tiraram a um polícia foi parar à casa onde se alojava Afonso Dhlakama.
Tudo isto são sintomas preocupantes de que a Renamo está em queda livre e isso faz com que militantes seus, armados, percam as estribeiras e desatem a cometer crimes em plena via pública.
E, pelo contrário, mostra que o MDM está a crescer de tal forma que já é um adversário a abater (mesmo fisicamente) pelos mais exaltados da Renamo.
As próximas eleições vão ser determinantes para podermos determinar como está a paisagem política no nosso país.
E as surpresas podem ser maiores do que se espera.
A ver vamos…

No comments: