BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, June 10, 2009

Comunicado atentado Nacala Porto - 09 06 09







MOVIMENTO DEMOCRÁTICO DE MOÇAMBIQUE



Comunicado
Depois da realização da II Sessão do Conselho Nacional do Partido Movimento Democrático de Moçambique, MDM, na capital Provincial de Nampula, o Presidente do MDM Engº Daviz Mbepo Simango, de acordo com a programação previamente organizada pela Delegação Provincial, deslocou-se para o Distrito de Memba no dia 8 de Junho do corrente ano, dando inicio à sua actividade política por alguns distritos de Nampula. Em Memba os trabalhos políticos correram sem sobressaltos.
No dia seguinte, 9 de Junho, a comitiva Presidencial do MDM chegou pelas 12h à Cidade de Nacala-Velha e trabalhou com a Delegação Política Distrital, bem como com a população presente, durante uma hora de tempo. Seguidamente, a comitiva partiu para Nacala Porto onde foi calorosamente recebida pelos membros e simpatizantes do MDM. Após os cumprimentos de boas vindas, pelas 13h45, dirigiram-se ao local previamente preparado, para o Comício.
No local, protocolarmente, o Presidente foi apreciando as várias danças apresentadas pelos grupos culturais presentes. Quando obedecia a este ritual, chegaram alguns elementos da Renamo e alguns guardas do Sr. Afonso Dhlakama, devidamente armados com armas de fogo do tipo pistola. Os mesmos faziam-se transportar em três carrinhas cabine dupla, sendo duas de cor azul e uma de cor cinzenta clara metalizada, todas elas ostentando bandeiras do Partido Renamo. Invadiram o espaço, rasgaram bandeiras do MDM, agrediram agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), tendo arrancado a arma de fogo a um dos agentes da PRM, que foi em seguida usada, atingindo a viatura do Presidente do MDM, assistindo-se, assim, a uma operação de caça ao Homem.
De acordo com as testemunhas oculares presentes, a operação de “assalto” e atentado à vida do Presidente do MDM, realizou-se sob o comando do Deputado da Assembleia da República pela Bancada Parlamentar da Renamo-União Eleitoral e Presidente Substituto da Comissão de Defesa e Ordem Pública, Senhor Manuel Francisco Lole.
M o ç a m b i q u e P a r a T o d o s
Neste atentado à vida do Presidente do MDM, além dos ferimentos causados aos simpatizantes e agente da PRM presentes e danos aos bens materiais que se encontravam no local, os assaltantes refugiaram-se na residência do Sr. Afonso Dlhakama, em Nacala Porto.
O Presidente do MDM Engº Daviz Simango e membros da sua comitiva foram obrigados a se retirar do local para o Comando da Polícia da República de Moçambique, da Cidade de Nacala Porto.
Os membros, militantes e simpatizantes do MDM condenam vigorosamente esta atitude dos elementos da Renamo e da guarda do Sr. Afonso Dhlakama e em particular, do referido Deputado da Assembleia da República Senhor Manuel Francisco Lole.
O atentado à vida do Presidente do MDM Engº Daviz Simango, é uma demonstração clara da incapacidade de alguns elementos da Renamo e, quiça, da sua liderança em aceitar a democracia multipartidaria, debate político e falta de conhecimento dos princípios gerais de um Estado de Direito.
Perante estes acontecimentos, o MDM exige que as autoridades policiais e judiciais tomem as devidas medidas no sentido de se fazer justiça.
Apelamos à Sociedade Civil, às Autoridades Civis de Moçambique, à Comunidade Internacional e ao Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, sobre os perigos que atitudes desta natureza acarretam para a continuidade da Paz, harmonia social e desenvolvimento sócio-económico em Moçambique.
Mais manifestamos, a nossa solidariedade para com o agente da PRM ferido, desejando rápidas melhoras.
Maputo, aos 10 de Junho de 2009. M o ç a m b i q u e P a r a T o d o s

No comments: