Wednesday, June 10, 2009
Comunicado atentado Nacala Porto - 09 06 09
MOVIMENTO DEMOCRÁTICO DE MOÇAMBIQUE
Comunicado
Depois da realização da II Sessão do Conselho Nacional do Partido Movimento Democrático de Moçambique, MDM, na capital Provincial de Nampula, o Presidente do MDM Engº Daviz Mbepo Simango, de acordo com a programação previamente organizada pela Delegação Provincial, deslocou-se para o Distrito de Memba no dia 8 de Junho do corrente ano, dando inicio à sua actividade política por alguns distritos de Nampula. Em Memba os trabalhos políticos correram sem sobressaltos.
No dia seguinte, 9 de Junho, a comitiva Presidencial do MDM chegou pelas 12h à Cidade de Nacala-Velha e trabalhou com a Delegação Política Distrital, bem como com a população presente, durante uma hora de tempo. Seguidamente, a comitiva partiu para Nacala Porto onde foi calorosamente recebida pelos membros e simpatizantes do MDM. Após os cumprimentos de boas vindas, pelas 13h45, dirigiram-se ao local previamente preparado, para o Comício.
No local, protocolarmente, o Presidente foi apreciando as várias danças apresentadas pelos grupos culturais presentes. Quando obedecia a este ritual, chegaram alguns elementos da Renamo e alguns guardas do Sr. Afonso Dhlakama, devidamente armados com armas de fogo do tipo pistola. Os mesmos faziam-se transportar em três carrinhas cabine dupla, sendo duas de cor azul e uma de cor cinzenta clara metalizada, todas elas ostentando bandeiras do Partido Renamo. Invadiram o espaço, rasgaram bandeiras do MDM, agrediram agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), tendo arrancado a arma de fogo a um dos agentes da PRM, que foi em seguida usada, atingindo a viatura do Presidente do MDM, assistindo-se, assim, a uma operação de caça ao Homem.
De acordo com as testemunhas oculares presentes, a operação de “assalto” e atentado à vida do Presidente do MDM, realizou-se sob o comando do Deputado da Assembleia da República pela Bancada Parlamentar da Renamo-União Eleitoral e Presidente Substituto da Comissão de Defesa e Ordem Pública, Senhor Manuel Francisco Lole.
M o ç a m b i q u e P a r a T o d o s
Neste atentado à vida do Presidente do MDM, além dos ferimentos causados aos simpatizantes e agente da PRM presentes e danos aos bens materiais que se encontravam no local, os assaltantes refugiaram-se na residência do Sr. Afonso Dlhakama, em Nacala Porto.
O Presidente do MDM Engº Daviz Simango e membros da sua comitiva foram obrigados a se retirar do local para o Comando da Polícia da República de Moçambique, da Cidade de Nacala Porto.
Os membros, militantes e simpatizantes do MDM condenam vigorosamente esta atitude dos elementos da Renamo e da guarda do Sr. Afonso Dhlakama e em particular, do referido Deputado da Assembleia da República Senhor Manuel Francisco Lole.
O atentado à vida do Presidente do MDM Engº Daviz Simango, é uma demonstração clara da incapacidade de alguns elementos da Renamo e, quiça, da sua liderança em aceitar a democracia multipartidaria, debate político e falta de conhecimento dos princípios gerais de um Estado de Direito.
Perante estes acontecimentos, o MDM exige que as autoridades policiais e judiciais tomem as devidas medidas no sentido de se fazer justiça.
Apelamos à Sociedade Civil, às Autoridades Civis de Moçambique, à Comunidade Internacional e ao Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, sobre os perigos que atitudes desta natureza acarretam para a continuidade da Paz, harmonia social e desenvolvimento sócio-económico em Moçambique.
Mais manifestamos, a nossa solidariedade para com o agente da PRM ferido, desejando rápidas melhoras.
Maputo, aos 10 de Junho de 2009. M o ç a m b i q u e P a r a T o d o s
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment