BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, June 8, 2009

A CARTA PARA MEUS IRMAOS E IRMAS EM MOCAMBIQUE DO ROVUMA AO MAPUTO




Caros Irmaos e Irmas Em Mocambique:
Mocambicanos e Mocambicanas,
Meus Senhores e Minhas Senhoras,

Escrevo esta carta porque achei um tempo opotuno que nao gostaria de deixar de passar sem vos escrever apenas para vos comunicar sobre a natureza do ambiente politico Mocambicano a gora em curso sobre tudo falando da “MDM”.

Mocambique, nossa linda patria agora nos chama para uma causa politica verdadeira reflectida por mudancas politicas inclinada ao GOVERNO DO POVO PARA O POVO (Democracia). Nos todos sabemos que Mocambique nos ofereceu esta possiblidade de podermos participar no processo politico atravez do seu ambiente democratico a partir de 1992 depois de assinatura de acordo de paz de Roma entre o governo Mocambicano (Frelimo) e a Renamo o movimento cujo combateu o sistema socialista e comunista introdozido pelos camaradas depois da independencia nacional de 1975.

Foi precisamente com a assinatura do acordo de paz em Roma que Mocambique iniciou desevolver uma nova era politica caracterizada por uma visao de tolerancia e respeito entre diversos valores politicos existentes no nosso pais. Foi depois deste acordo que Mocambique registou uma onda de formacao de partidos politicos com objectivo de poderem participarem na tomada de decisoes de deplomacia local, provincial e nacional para o bem estar do nosso povo. Assim, devemos de facto agradecer e honrar o nosso ex- Presidente Joaquim Chissano e o Presidente da Renamo Afonso Dhalakama por terem chegado a este ponto. No’s rendemos a homenagem para eles e dizemos para bens.

Contudo, os poderes governmantais em Mocambique sempre continuaram a ser usados como instrumentos politicos apenas para a manuntencao do poder partidario sem o devido respeito ao povo Mocambicano, cujo e’ o proprietario legal do poder. O povo passou a viver a vida sem nenhuma representacao e com os seus problemas acostados sem nenhuma resolucao. Isto porque o partido Frelimo sempre trabalhou a todo custo no sentido de consolidar e manutenciar o poder governamental sem dar em conta aos que lhes pertence. De outro lado, a Renamo trabalhou sempre no sentido de se establecer como partido politico e na tentativa de conguistar o poder governmental sem dar respeito ao povo. Nos ja vimos isso em vaias vezes onde por exemplo a Renamo pude explusar os legitimos representates do povo nas fileiras da Perdiz. Por causas dessas disparidades e a sua fraca estrategia politica a renamo acabou de perder quase todos poderes . Nao restam duvidas de concluir que a diferenca entre a Renamo e a Frelimo apenas reside nas posicoes que ocupam, governo e oposicao mas as suas ideologias quase sao as mesmas.

E’ por causa dessa mesma semelhanca existente entre a Frelimo e a Renamo que Mocambique se viu abrigado a nos chamar para uma nova missao que e' a formarmacao dum novo partido politico com uma viavel estrategia politica e com idiologias constructivas que nos conduzirao no sentido de establecermos uma verdadeira democracia em Mocambique. Foi precisamente esta razao se forma o Movimento Democratico de Mocambique - MDM.
Agora, a pergunta que Mocambique nos faz e': Como e’ que vamos responder esta justa causa pela a qual Mocambique nos chama? Sera' que seremos capazes de obedecer esta chamada? Seremos capazes de escutar com uma atencao e compreendermos os porques o MDM se formou?

Meus irmaos e irmas Mocambicanos que permitam por favor responder esta profunda pergunta. A MDM se formou porque Mocambique acha existir uma necessidade de uma alternativa politica cuja pela qual o povo podera' ser capaz de participar effectivamente no processo politico Mocambicano sem nehuma manipulacao politica. Mas porque o “MDM” ? Isto porque ele nasce numa etapa em que muitos de nos estamos mais ao menos bem informados sobre o significado da democracia, o sistema pelo qual podemos obter a equitade de servicos publicos, politicos, judiciarios e mais outros sem nenhuma descriminacao partidaia.
Agora nos somos madure poque sabemos que num sistema democratico o povo e’ quem tem poder. Num sistema democratico os governantes incluindo o Presidente governam na base das orientacoes dado pelo povo. Sabemos e aprendemos que num sistema democratico os dirigentes do governo executivos, legislativos e judicarios todos sao eleitos pelo o povo .
Nos aprendemos muito a o MDM e’ o resultado dessa mesma aprendisagem.

Espero que todos nos Mocambicanos localizados do Rovuma a Maputo, sejam camponeses, operarios, trabalhadores publicos, intelectuais e outors possamos receber esta oferta e oportunidade que Mocambique nos oferece. Um proverbio que diz: “ A oportunidade so surge uma vez”
Espero que haja uma compreensao posetiva sobre a necessidade deste partido e sua capacidade de poder transformar o sistema democratico em Mocambique. De salientar que as mudancas politicas, socias e economicas so podem acontecerem quando no’s todos independentimente da nossa filiacao politica or nossa localizacao social possamos ouvir o grito que Mocambique nos faz, MDM, MDM, MDM!!!! Reecebamos a MDM como uma oportinidade e alternativa cheio de creatividade porque atravez dele poderemos alcancar uma democracia verdadeira.

Pcom a paz e esperanca
JUNTOS CONSTRUIREMOS UMA DEMOCRACIA SOLIDA!

No comments: