BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, September 16, 2008

Daviz Simango pode ser expulso da Renamo


A decisão tomada pelo engº. Daviz Simango de concorrer como independente à sua própria sucessão no cargo de presidente do município da cidade da Beira, pode vir a valer-lhe o afastamento da Renamo, partido de que o edil de Chiveve é membro sénior.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)


Segundo o `Canal de Moçambique´, está em preparação uma reunião do Conselho Nacional da Renamo para a próxima sexta-feira em Quelimane e que nesse encontro se possa vir a concretizar a decisão de expulsar o eng.º Daviz Simango do partido, à semelhança do que aconteceu com Raul Domingos, um histórico que foi expulso depois das eleições gerais de 1999 e que viria a constituir o PDD a que presentemente preside.

O mesmo membro do Conselho Nacional que nos disse que Daviz Simango poderá ser expulso do partido ainda esta semana, adiantou que ao apresentar a sua candidatura como independente, `Daviz Simango mostra que está no partido somente para assumir posições de liderança, o que contraria os princípios do Partido´.

O membro do Conselho Nacional da Renamo que prestou estas declarações, afirma que o Edil da Beira, engenheiro Daviz Simango, virou um adversário da Renamo, na medida em que este concorre à ocupação do mesmo cargo com o candidato indicado oficialmente pelo partido da Perdiz, e neste contexto, não podia continuar no seio do partido.

Convidado a pronunciar-se sobre a informação segundo a qual Daviz Simango podia ser expulso da Renamo por ter decidido apresentar a sua candidatura como independente para o cargo de edil da Beira, Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo não confirmou nem refutou a informação, tendo apenas pedido para se aguardar até que os órgãos competentes tomem posição oficial acerca deste caso.

`Aguardem pelas decisões da Comissão Política e/ou do Conselho Nacional, que irão se reunir brevemente exactamente para discutirem este assunto´- afirmou Mazanga, porta-voz da Renamo.

Questionado se há a possibilidade de a Renamo abdicar de ter como seu membro David Simango, na sequência dos acontecimentos recentes da Beira, Mazanga não respondeu directamente à nossa pergunta mas disse: `Ao se candidatar como independente ele (Daviz) mostrou falta de respeito, daí que o partido deve tomar alguma medida´, afirmou a terminar Mazanga, deixando em aberto a possibilidade de o edil vir a ser expulso do Partido.

Entretanto, no último sábado na Beira, o engenheiro Daviz Simango promoveu um comício de apresentação da sua candidatura independente no campo municipal no populoso Bairro da Munhava.

Estiveram presentes milhares de munícipes que se acotovelavam numa manifestação há muito não vista naquele local, mesmo em ocasiões dirigidas por Afonso Dhlakama, presidente da Renamo.

No referido comício, Daviz Simango exortou os presentes a votarem na Renamo nas próximas eleições autárquicas continuando a dar vivas efusivos ao presidente Afonso Dhlakama.

A ameaça de expulsão da Renamo que começa a pairar sobre a figura do engenheiro Daviz Simango é vista já por alguns observadores como algo que poderá vir a afectar `mais do que já está´ o prestígio de Afonso Dhlakama que admitem poderá terminar esta sua odisseia como a figura mais prejudicada no contexto que ele próprio criou ao candidatar Manuel Pereira a Edil da Beira em vez de promover a candidatura de Daviz Simango à sua própria sucessão.

São crescentes as vozes de militantes da Renamo em apoio a Daviz Simango em todo o país e, em privado, vários membros do partido próximos de Afonso Dhlakama estão a revelar-se preocupados com o processo suscitado pelo líder histórico com a decisão de excluir o actual edil da Beira como candidato do partido.

Figuras próximas de Daviz Simango admitem que o Edil da Beira e candidato independente à sua própria sucessão mesmo que venha a ser expulso do partido pelo Conselho Nacional da Renamo continuará a apelar para que o eleitorado dê o seu voto à Renamo para que o partido que continua a afirmar ser o seu `com quotas pagas e em dia´, possa constituir-se como bancada maioritária na Assembleia Municipal.

Da Beira também nos chegam informações segundo as quais o candidato oficial da Renamo a Edil da capital de Sofala, Manuel Pereira, já se encontra na cidade, de regresso de Maputo, não tendo ainda empreendido qualquer iniciativa que permita aferir as simpatias do eleitorado local pela sua candidatura.

Dessa forma estão sujeitas a melhor avaliação as reais hipóteses que Manuel Pereira possa reunir para superar o candidato independente Daviz Simango, sabido desde já que ambos poderão fazer campanha a favor da Renamo para a assembleia municipal.

Fontes da Beira admitem que só depois do candidato oficial da Renamo à presidência do Município da Beira se expor ao eleitorado será possível avaliar quais as reais possibilidades de cada um para vencerem o pleito a que também concorrem Lourenço Bulha, actual secretário provincial do Partido Frelimo em Sofala e presentemente oposição naquele município, o Chico Romão, pelo PDD.

fonte: Canal de Moçambique

No comments: