BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, September 16, 2008

Contribuindo para Democracia Mocambicana

Caros Leitores,
Mocambicanos e Mocambicanos:

A democracia Mocambicana merece uma atencao e e' muito preciso dizer qye ela ainda esta' em decadencia mesmo depois de 16 anos de paz.Os canditados Presidenciais e das eleicoes autarquicas continuam a ser selecionados ou indicados pelos seus conselhos partidarios e presidentes deixando e excluindo desta maneira a expressao legitima do povo Mocambicano. Nao quer dizer que este processo nao e' legitimo mas doutro lado falta a intervencao directa do eleitorado(povo) no processo democratico eleitoral. A dias atraz ouviu-se em todo pais e no mundo inteiro que o Presidente Guebuza foi eleito com a mais de 166 votos. O senhor Guebuza concorreu unicamente como o invencivel. Porque? Sera' que dentro do partido Frelimo nao existem mais outras pessoas que reunem condicoes academicas, liderenca e visao comunicavel com o povo Mocambicano para concorrerem contra o Sr. Guebuza? Isso tudo porque a democracia em Mocambiaque e' manipulada por um punhado de pessoas em nome do povo.

Quando a questao das eleicoes autarquicas tanto mais falando sobre o Deviz, o Edil da Beira, a situacao a mesma. O canditado para um cargo publico tais como Presidente do Municipio nao poderia ser selecionado pelo um individuo ou conselho do partido mas sim pelo povo.

Eu gostaria de sugerir que da proxima vez todos aqueles com o desejo de se canditar para e representar o seu partido durante as eleicoes Nacionais( Presidenciais) ou local(municipais) podessem concorrerem contra um aao outro no seio dos seus partidos politicos no local onde eles desejam de governar e dessa maneira o povo pertencente ao determinado partido e independentes deviam votar no canditado que gostassem para os representar (canditar) contra o adversario doutro partido. So assim a confusao devia soar democratica.

Nao deve ser o Macuacua nem o Mazanga que pode escolher um canditado para as eleicoes presidenciais e nao pode ser O guebuza e nem o Dhlakama nem os seus conselhos que pode escolher o canditado para os municipios mas sim devia ser o povo local. Deixem eles O Pereira concorrer com O Diaz e o povo escolhera' a quem eles querem. Deixem O Guebuza concorrer com o Nihia, Chipande, Luiza Diogo e o povo pertencente a Frelimo escolheria quem eles quereem que os governa.

Deixem, eu digo deixem o Dhlakama concorrer com Diaz Simango, Mazanga, Mulembue e outros e o povo pertencente a Renamo podera' ter a oportinidade de escolher a quem merece de lhes representar nas eleicoes Presidenciais. So assim a confusao acabara!

Obrigado

No comments: