BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, December 12, 2007

Moçambique: RENAMO acusa Guebuza de "falta de liderança e precipitação" ao substituir ministro da Agricultura

Maputo, 12 Dez (Lusa) - A RENAMO, maior partido da oposição moçambicana, disse hoje que o facto do Presidente da República ter mudado de ministro da Agricultura pela terceira vez em três anos revela "precipitação e que o país está órfão de liderança".

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, exonerou na segunda-feira Erasmo Muhate do cargo de ministro da Agricultura, apontando para o cargo Soares Nhaca, que era vice-ministro do Trabalho.

Muhate ficou apenas 10 meses como ministro da Agricultura, depois de ter substituído em Fevereiro passado Tomás Manjate, que ocupou a pasta durante três anos, desde Fevereiro de 2004.

Reagindo ao que qualifica como "instabilidade num Ministério nevrálgico", o porta-voz da RENAMO, Fernando Mazanga, disse à Lusa que "as constantes exonerações no Ministério da Agricultura são nocivas ao rumo certo que este sector deve seguir, para poder produzir e exportar" géneros alimentares.

"Quando se muda tanto, entramos naquela situação em que é melhor mudar de presidente e não de treinador ou jogadores. Dá a ideia que o Presidente da República anda a nomear pessoas que não conhece e arrepende-se sempre", enfatizou Mazanga.

Para a RENAMO, a actuação do chefe de Estado em relação à agricultura tem sido marcada por erros, com mudanças constantes de opções a baralhar completamente os camponeses e os agentes do sector.

"Já ouvimos o Presidente a proclamar a jatropha como a sua aposta para a produção de bio-combustíveis e assim iludir os camponeses a deixarem de produzir comida, para depois se aperceberem que não há mercado para isso", frisou Fernando Mazanga.

A jatropha é uma planta que até há bem pouco tempo florescia espontaneamente em vários pontos do país, mas passou a ser cultivada de forma mais sistemática pelos camponeses, após o Governo encorajar o cultivo dessa espécie, com o argumento de que a mesma tem potencial para a produção de bio-combustíveis.

O maior partido da oposição moçambicana acusou ainda o executivo de não ter uma direcção própria para a agricultura, limitando-se a importar terminologias como "revolução verde" sem criar condições para aplicar as transformações que se pretendem nesse domínio.

"Devido à falta de uma opção clara, o país vai continuar a depender do exterior, enquanto tem potencial para produzir comida e exportar", acentuou Fernando Mazanga.

PMA.

Lusa/Fim


© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-12-12 15:40:01

No comments: