BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, September 7, 2007

Renamo em Sofala apela para recenseamento de todos

Celebrações conjuntas dos feriados nacionais e designadamente do Dia da Paz a 4 de Outubro, “não”, diz delegado provincial do partido Renamo, Fernando Mbararano, alegando que o Governo formado pelo partido Frelimo partidariza as festas.


Beira (Canal de Moçambique) - Em conferência de Imprensa, Fernando Mbararano delegado politico da Renamo a província de Sofala, apelou ontem através dos órgãos de comunicação social para que a população de Sofala adira ao recenseamento eleitoral alegando que a única forma de se poder escolher quem pretende que governe ou fiscalize a governação no pais é preciso estar recenseado e ir votar. “Nós como Renamo, partido maioritário em Sofala, queremos através de vós fazer chegar este apelo a toda a população de Sofala, de modo a todos com 18 anos ou mais de idade se desloquem aos centros de recenseamento desde a primeira hora no próximo dia 24 de Setembro para que uma vez recenseados possam votar nos próximos pleitos eleitorais”. “Não queremos que as abstenções havidas no passado se repitam”, frisou o orador do encontro. “Temos estado a realizar seminários de preparação das nossas delegações politicas distritais e neste momento acaba de terminar um em que participaram todos os delegados distritais desta província de Sofala”, revelou Mbararano. “Também aproveitamos para convidar neste momento a população de Sofala para estar presente nas comemorações do dia da Paz que se comemora a 04 de Outubro”. Nesta data celebra-se o 15.º aniversário do Acordo Geral de Paz em Roma firmado por Joaquim Alberto Chissano, pelo Governo de Moçambique formado pelo partido Frelimo, e Afonso Dhlakama, presidente da Renamo.
Juntos com o governo “não”
Questionado se as festas da Paz seria uma cerimónia conjunta com o governo, Mbararano disse: “o que nos interessa é estar com a população”. “A nossa tónica é não nos juntarmos ao governo porque sempre este partidariza as datas comemorativas nacionais”, afirmou. “O cachimbo da paz não é só para aquele dia. Deveria ser o comportamento diário dos governantes e não é”, acrescentou Fernando Mbararano. Quanto ao dia 07 de Setembro que se celebra amanhã e é considerado o dia da vitória sobre o colonialismo, Mbararano voltou a insistir que “os dias nacionais não podem ser partidarizados”. “Vamos respeitar o dia 7 de Setembro como respeitamos outros, mas não nos juntaremos a cerimónias partidarizadas”. Mbararano também disse que o seu partido “criou ao nível de todos os distritos grupos de sensibilização com vista a envolverem-se na educação cívica das populações para o Recenseamento Eleitoral que se avizinha”. “Já estamos a trabalhar nas bases”, concluiu Mbararano.
(Noé Nhantumbo)
2007-09-06 09:26:00

No comments: