BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, September 6, 2007

Carta Para aos irmaos, irmas e Sobrinhas

Caros irmaos, irmas e sobrinhas:

Nasci num ambiente da zona costeira Mocambicana e assim ensinado a querer que mininas nao estudam, meninas nao podem ser doutoras, professoras, etc e etc. Este comportamento nao era e nao e' das sobrinhas mas sim dos meus irmaos e irmas pais das minhas sobrinhas. Este ensinamento que vem isolando as minhas sobrinhas de esferas academicas e' um caso muito serio. Os que abriram olhos comecaram desafiar este tipo de pensar nos anos 1980s e apartir dai comecei ver minhas sobrinhas a tornarem infermeiras, professoras e tudo mais mas ate agora a situacao continua.

Nao tenho intencoes de criticar a cultura e custumes dos meus irmaos e irmas, pois creio em relativismo cultural onde toda cultra e' considerada boa e valiosa, porem acho que e' o tempo de chamar atencao aos irmaos e irmas. Muitas sobrinhas perderam oportunidades de tornarem professionais academicas por causa da nossa cultura de "HARUSSI". Os irmaos nao se importam com as sobrinhas irem para a escola e possuirem educacao e um dia poderem servir a nossa sociedade. Muitas das vezes minhas sobrinhas sao obrigadas a casarem muito cedo pelos pais cujos chegam ao ponto de retirarem as sobrinhas da escola em pleno ano academico.

Nossos irmaos vem do sul e centro do pais com as suas filhas, sobrinhas e mulheres professoras, infermeiras cientistas, e tudo mais (mulheres educadas com um nivel academico necessario para o mercado de hoje e no's sempre continuamos a lamentar, dizendo: Os Maputenses estao acabar as nossas posicoes, trabalhos, os beirenses estao nos discriminar. Quando assim, os irmaos so se limitam a obrigaremm as sobrinhas a irem para as Matrassas perdendo o tempo na educacao da sobrinha de como podera' tratar o futuro marrido.

Eu ja me cansei com esta cancao meus irmaos, por favor deixem minhas sobrinhas estudarem. Ja' existiram minhas sobrinhas que foram obrigadas a abandonarem a escola so porque devem ser casadas por ordem dos irmaos(pais e maes). Outras sobrinhas descontinuam a irem a escola quando ja' estavam a frequentar niveis mais altos tais como 9a, 10a classe so porque alquem pediu para lhe casarem. Que bricandeira e' essa?

Ate' quando continuaremos a deixar as minhas sobrinhas mergulhadas nesta situacao? Meus irmaos e irmas, por favor deixem minhas sobrinhas irem para escola porque o mercado as precisara' no futuro. Sim, elas podem ser educadas academicamente. Sim senhor, estudarem e um dia ajudarem as nossas sociedades e em facto poderao casar quando forem maduras de intelectualidade, espiritualidade e ideologicamante sem a vossa obrigacao. Deixem de obrigarem as sobrinhas para casarem! Deixem de forcar as vossas filhas de abandonarem escola simplesmente para casarem. Issa atitide esta' errada. De Memba a Bebane, este problema presiste cada vez mais. Irmaos sem visao que continuam venderem as suas filhas nos casamentos prematuros. Ate' quando? haa? Haah?

Os meus irmaos estao errados! Eles pensam que como eles nao estudaram entao as suas filhas nao serao capazes de estudarem. Eles pensam que as mulheres (meninas) e' so para serem casads e cozinhar para os maridos. Eles pensam que meninas, portanto mulheres nao tem mente para estudar. Que tal da Luisa Diogo, Helena Taipo e outras e outras? Oh! meus irmaos, porfavor parem desta luta contra as minhas sobrinhas. Os anos 1970s ja' se foram embora e os colonos ja nao existem em Mocambique porque sao eles que voces andavam culpar. Agora esta' o Guebuza, Dhlakama , Paunde e outros irmaos que muito gostam que as nossas sobrinhas fossem na escola para se formarem. O Guebuza precisa Ministras no seu Gabinete e so ele pode ter essas ministras caso nos mandamos asobrinhas na escola.

Sempre dizem Mocambique esta' desenvolvendo, Nacala esta' desenvolvendo contudo as mentalidades continuam sempre aquelas. Que de desenvolvimento referem? Obrigarem as sobrinhas a abandonarem a escola e casarem muito cedo? E' esse desenvolvimento que referem?

Eu choro e estou chorando meus irmaos. cerca de milhares de sobrinhas no litoral perdem suas oportunidades de serem academicamente formadas por serem obrigadas a sumeterem-se em casamentos prematuros e outras ja' se entregam por si mesma por causa da cultura dos meus irmaos. Elas querem estuar tambem! Deixem de obrigar as minhas sobrinhas casarem antes de concluir o ensino superior.

Espero que esta carta e' recebida com todos irmaos e irmas na costa do Norte de Mocambique:

Voz de Nampula.

No comments: