BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, August 6, 2007

RENAMO acusa comunidade internacional

O presidente da RENAMO, o maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, acusou hoje a comunidade internacional de "silêncio cúmplice" em relação a uma alegada partidarização do Estado pelo partido no poder, a FRELIMO.
Dhlakama insurgiu-se contra a postura da comunidade internacional quando falava no Conselho Nacional da RENAMO que se encontra reunido desde domingo na Beira, a segunda cidade mais importante do país.
Segundo o líder da oposição moçambicana, a governação do actual Presidente da República, Armando Guebuza, tem sido caracterizada pela partidarização do Estado, exclusão social e pela ausência de uma política nacional de enquadramento dos jovens recém-formados.
"Estranhamente, a comunidade internacional tem mantido um silêncio cúmplice diante desta situação, salvo as poucas excepções de algumas críticas que vão surgindo de vez em quando. Temos a consciência da importância que o apoio da comunidade internacional representa no nosso orçamento do Estado, mas também temos a responsabilidade de exigir uma maior justiça e equidade na sua aplicação", sublinhou Afonso Dhlakama.
O funcionamento do Estado moçambicano depende em cerca de 50 por cento dos doadores internacionais, que financiam directamente o seu orçamento.
Dhlakama disse recear o efeito negativo que "o cansaço dos eleitores" poderá provocar nas próximas eleições provinciais, agendadas para 16 de Janeiro de 2008, apelando aos militantes do seu partido, para motivarem o eleitorado a recensear-se e a participar no escrutínio.
Além das eleições para as assembleias provinciais, Moçambique terá também eleições autárquicas em 2008 e gerais (presidenciais e legislativas), em 2009.
"É preciso desenhar uma estratégia de como mobilizar todo o cidadão, com idade de votar, para se recensear. Temos de ter muito cuidado com o cansaço do eleitor, porque pode ser um risco para a nossa vitória. É preciso elevar a motivação e a confiança das pessoas, para votarem", enfatizou o presidente da RENAMO.
Além de definir uma estratégia para as próximas eleições provinciais, o Conselho Nacional da RENAMO vai ainda deliberar sobre a realização ou não este ano do próximo congresso do partido.

No comments: