BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, August 9, 2007

Praças e ruas municipais: É preciso cautela na atribuição de nomes - Zandamela Juga, da Frelimo, sobre a estátua de Matsangaíssa

O PARTIDO Frelimo, em Sofala, considera “uma autêntica aberração à história mais recente do povo moçambicano” a atribuição do nome de André Matsangaíssa, suposto fundador da Renamo, a uma rotunda da cidade da Beira. Aquela formação política sustenta tal posicionamento afirmando que Matsangaíssa foi um bandido que sempre serviu os interesses dos ex-colonizadores que procuravam, através da guerra de desestabilização, retomar o poder e o comando dos destinos do nosso país.
Maputo, Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2007:: Notícias

O facto foi revelado por Zandamela Juga, chefe do Departamento de Mobilização e Propaganda da Frelimo em Sofala, que falava em conferência de Imprensa, que tinha como objectivo denunciar alegadas irregularidades que estão a ser cometidas pela Renamo na gestão dos municípios de Marromeu e da Beira.
Na conversa com Jjornalistas, Juga apontou, entre outros aspectos, o descontentamento da Frelimo em relação ao que chamou de atropelos das leis que gerem o funcionamento das autarquias e o bom nome do povo moçambicano.
“Quando chamamos aos elementos da Renamo de Matsangaíssa, ficam zangados porque sabem muito bem que os seus feitos não lhes dignificam. Não podemos dar nomes de bandidos a uma praça pública. Isto é mau e atenta à honra do povo moçambicano”, anotou.
Referiu, igualmente, que esta atitude está senso tomada sem respeitar o preceituado na lei. Para tal, reiterou que a Frelimo não vai “arredar-pé” no sentido de trabalhar para que a estátua de Matsangaíssa não seja erguida.
Refira-se, no entanto, que a edilidade lançou, recentemente, o lançamento da primeira pedra para a construção do referido monumento.
“O Ministério da Administração Estatal não vai, certamente, aprovar esta decisão da Assembleia Municipal da Beira de erguer o monumento em memória de André Matsangaíssa numa das nossas praças. Não estamos contra a vontade de atribuir nomes a ruas e praças, mas é preciso respeitar a lei e também atribuir nomes com enquadramento na história do nosso povo”, referiu Zandamela Juga.

1 comment:

Anonymous said...

A Frelimo deveria compreender que o falecido Andre teve uma iniciativa que setornou lanterna para o povo Mocambicano. No tempo em que ele viveu a maioria do povo Mocambicano nao conhecia nenhuma pretencao do Partido unico da Frelimo. Agora o povo ja pode reflectir e compreender as causas que levou o Matsangaisse a iniciar com a guerra. Sobretudo Norte e Centro de Mocambique o Andre e' um heroi doe a quem doer.