BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, July 7, 2007

VAMOS ELEGER OS NOSSOS REPRESENTANTES

Ate' aqui existem muitos mocambicanos sobretudo os cidadaos da provincias de Nampula que continuam duvidosos sobre a validacao dos seus votos nas proximas eleicoes provincias. Pois o sistema eleitoral tem sido sempre dominado pelo o governo unico e paroquial da Frelimo caracterizado de fraudes eleitorais.

Ao mesmo tempo o povo de Nampula apresenta muitas duvidas sobre do que sera' a importancia das proximas eleicoes provincias. "Eleger Deputados da assembleia provincial" O que quer dizer com isso? Deixa me explicar um pouco sobre o significado de votar para os nossos deputados provincias. Votando para os deputados da assembleia provinciais cujos noutros termos podem ser tratados de legisladores se caso eles pudessem emanar as leis provinciais, implica criar um ambiente onde o povo podera' ser representado nas tomadas de decisoes a nivel de toda provincia. Isso implica que o governador provincial nao decidira' sozinho ou apenas com o seu gabinete sobre como orcamento da provincia sera' gasto e mais outros assuntos relacionados a deplomacia economica mas sim o governador podera' executar a sua diplomacia com a concordancia e participacao de todo povo da provncia cujo sera' reprensentado atravez dos seus deputados por ele eleito e proveniente de todas esfeiras sociais e profissionais da provincia. Em outras palavras, o governador prestara' contas ao povo e' esse tipo de democracia que se precisa.

A necessidade de votar para os deputados provincias e' indespensavel pois e' atravez das eleicoes legislativas provincias que a voz do povo a nivel da provincia sera' ouvido. Dai ha' grande necessidade de chamar atencao a todos cidadaos de Nampula e sugerir que a escolha e votacao dos seus reprentatntes seja responsivo no sentido de poder escolher a pessoa que realmente podera' representar e defender os interesses do povo de Nampula. Esta e' uma oportunidade que ninquem podera' perder.

O tempo ja' chegou de levantarmos a cabeca e reconher quem de facto representa os nosos interesses. De salientar que nehum cidadao pode ganhar um poder economico sem de a voz de como dirigir os seus recursos localmente. Nenhuma pessoa podera' viver livre se as decisoes domesticas da sua casa sao tomadas e determinadas por um vizinho que mora doutro lado.

Nos Nampulases teremos que acabar isso em Dezembro. Nos Nampulases teremos que levantar as nossas vozes para sermos ouvido.
Nos nampulases teremos que mostrar a couragem e determinacao porque Nampula pertence a NaNampuleses e por isso votaremos a quem realmento nos reprensentara.

A vosz de Nampula.