BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, June 16, 2012

ESTOU SABENDO CADA VEZ MAIS.......

Estou sabendo cada vez mais e, me desculpe; eu tenho que falar. Após de assistir o video referente a ientrevista dada por o ilustre Fanuel Malhuza, muita coisa que não sabia fiquei sabendo. Em primeiro lugar tenho que afirmar que fiquei a saber como é que o Dr. Eduardo Chivambo Mondlane chegou a se tornar Presidente da Frelimo. Fiquei a saber que Rev. Urias Simango não poderia dirigir a Frelimo por ser de Sofala (Ndau. Fiquei a saber que existe uma rivalidade natural e tribalista muito grande entre Tshongas Vs Ndaus. E sem falar.... e que os Makuas, Jawas, Nhanjas, makondes e Suahilis, Masuabos em fim os ditos (Chingondos) como neutros so ficam e passam o tempo todo a se juntar aos Tshongas ou aos Indaus para sobreviverem. Até hoje isso existe e acontece. Contudo é preciso compreendermos que o tempo já é outro. Os Makuas devem erguer as suas cabeças para recuperar a porção do poder que lhes foi sempre negado. É tempo para se entender que o Moçambique não é de Ndaus, ou Tshongas ou Makuas mas sim dos moçambicanos do Rovuma ao Maputo. Sempre lamentei quando crescia ao ver todos directores de empresas na minha provincia vindos de Maputo, Gaza ou Inhambane e nenhum de Namapa, ou Alto Molokue , por exaemple. Agora já intendi embora seja tarde quando isso está mudando. Mas ficam a saber que isso tem que acabar e já vai e está acabando, pois o Makua é simpatico, passifico mas tem poderes absolutos de vencedor que floreçarão para sempre.Uma mensagem para os tribalistas Tshongas, Indaus,e Makuas esses ultimos se bem que existem... Nenhum país pode desenvolver economicamente, politicamente e socialmente se não haver uma integração total de seus recursos. falo muito mais no que refere aos recursos humanos. Seja voce Ndau, Makua ou Tshangane, você é importante para Moçambique e tem valor. Moçambique chama por todos nós e para que ele possa vibrar bem. Temos todos que viver com uma unidade nacional mas com direitos de nos federar democratimente nos nossos respetivos estados (provincias). Não podemos aquentar mais esperar muito tempo com tipos de governos de unidade nacional falsa e que descrimina pessoa só por causa da sua filiação política. dantes eramos descriminados porque eramos Makuas, ou Ndaus. Hoje, somos descriminados porque somos neutros, ou da Renamo, PDD ou MDM e outros. caso voce não seja da Frelimo, prontos voce automaticamente é considerado descendente do Mateus Mole, Urias Simango e outros . Isso deve acabar meus camaradas. Nós outros não queremos formar partidos, pois já existem muitos partidos em Moçambique começando com a Frelimo, Renamo MDM e outros. O que queremos é que o governo eleito possa respeitar a lei, cidadãos e honrar os seus comprimissos perante todos indescriminalmente. Viva Moçambique Viva os Makuas Viva os Tshonga Viva Indaus Viva Matshanganes Viva Makundes Viva Mashuabos Viva Suahlis Viva AJawas Viva Nhanjas Viva Manhungues Viva Matewes Viva todos moçambicanos do Rovuma ao Maputo Viva democracia!!!!

No comments: