Tuesday, April 10, 2012
Guebuza e Coelho selam acordo que completa transferência da HCB
O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, e o Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, assinaram esta tarde o acordo que formaliza a transferência de 7.5 % das acções da Hidroeléctrica de Cahora Bassa que ainda estavam na posse do Governo luso.
O acto marcou o ponto mais alto da visita de dois dias que Passos Coelho efectua a Maputo e que teve início na manha desta segunda-feira. Com o acordo, Moçambique passa a deter 92.5 % das acções da HCB e os restantes 7.5% que estavam na posse de Portugal passam para a empresa lusa REN-Rede de Energia.
Pela compra dos 7.5% Moçambique deverá efectuar o pagamento de 42 milhões de dólares norte-americanos, facto que deverá acontecer até Setembro de 2012, segundo explicou o Ministro da Energia, Salvador Namburete, logo após a assinatura do acordo.
Falando instantes depois das conversações que decorreram no Gabinete da Presidência da Republica, o Chefe de Estado Armando Guebuza considerou que este protocolo vai contribuir para a concretização dos projectos energéticos no nosso país.
Por seu turno, Pedro Passos Coelho disse que este acordo veio marcar novos passos no relacionamento entre Moçambique e Portugal. Para esta noite está previsto um banquete oficial que será oferecido pelo Chefe de Estado Moçambicano a delegação chefiada por Pedro Passos Coelho. Na agenda da visita para amanhã do Primeiro-Ministro Luso está prevista uma visita a um projecto social financiado pelo Governo Português.
Por Alfredo Lituri (Texto e Fotos)
Fonte :SAPO MZ – 09.04.2012
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment