BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, April 10, 2012

Guebuza e Coelho selam acordo que completa transferência da HCB




O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, e o Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, assinaram esta tarde o acordo que formaliza a transferência de 7.5 % das acções da Hidroeléctrica de Cahora Bassa que ainda estavam na posse do Governo luso.

O acto marcou o ponto mais alto da visita de dois dias que Passos Coelho efectua a Maputo e que teve início na manha desta segunda-feira. Com o acordo, Moçambique passa a deter 92.5 % das acções da HCB e os restantes 7.5% que estavam na posse de Portugal passam para a empresa lusa REN-Rede de Energia.

Pela compra dos 7.5% Moçambique deverá efectuar o pagamento de 42 milhões de dólares norte-americanos, facto que deverá acontecer até Setembro de 2012, segundo explicou o Ministro da Energia, Salvador Namburete, logo após a assinatura do acordo.

Falando instantes depois das conversações que decorreram no Gabinete da Presidência da Republica, o Chefe de Estado Armando Guebuza considerou que este protocolo vai contribuir para a concretização dos projectos energéticos no nosso país.

Por seu turno, Pedro Passos Coelho disse que este acordo veio marcar novos passos no relacionamento entre Moçambique e Portugal. Para esta noite está previsto um banquete oficial que será oferecido pelo Chefe de Estado Moçambicano a delegação chefiada por Pedro Passos Coelho. Na agenda da visita para amanhã do Primeiro-Ministro Luso está prevista uma visita a um projecto social financiado pelo Governo Português.

Por Alfredo Lituri (Texto e Fotos)

Fonte :SAPO MZ – 09.04.2012

No comments: